A importância de um levantamento topográfico

A importância de um levantamento topográfico

A topografia é a ciência que estuda um determinado terreno e fornece os instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção desse espaço sobre uma superfície plana, entregando ao profissional o chamado estudo topográfico. Nos seus diferentes aspetos, a topografia é a melhor forma de fornecer informações e garantir a qualidade das obras que serão realizadas.

Quem realiza esse estudo, previamente ao projeto, é o topógrafo que será responsável por entregar uma planta com pontos de referência e marcos para a locação e estaqueamento da construção. O objetivo principal do estudo topográfico é dar segurança ao trabalho executado pelo engenheiro e conceder a estrutura documental para qualquer obra de engenharia.

A topografia pode ajudar uma construção antes mesmo dela acontecer, ainda na fase da escolha do terreno perfeito. Com o estudo prévio em mãos, o engenheiro pode avaliar as reais condições de forma e relevo. Além disso, através de um levantamento planialtimétrico é possível obter a real noção das dimensões da propriedade, como a área e o perímetro, verificando as suas medidas e comparando com as coordenadas da propriedade que são oferecidas em cartório, podendo, inclusivamente, influenciar diretamente o seu preço.

Ao conhecer todas as dimensões do terreno, o engenheiro terá uma documentação que lhe dará uma base para a análise da viabilidade da obra pretendida. O levantamento topográfico considera e apresenta todos os elementos existentes no local, como meio fios, arruamentos, alinhamentos de muros e cercas, árvores, postes, edificações factíveis, corpos d’água, entre outros. O estudo permite identificar como será feita a demarcação dos limites e o nivelamento do terreno, com a necessidade maior ou menor de terraplanagem.

Para garantir a execução de um projeto de excelência, deve-se assegurar a contratação do serviço de levantamento topográfico, visto que 80% dos problemas da etapa de execução estão diretamente relacionados a problemas que não foram encontrados ou resolvidos ainda em fase de execução. Um levantamento topográfico detalhado pode evitar possíveis falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados, por exemplo. O engenheiro ao conhecer o resultado do estudo pode adequar o seu projeto, visando a redução do custo da obra e a eliminação de trabalhos repetidos, que levam ao atraso da obra, e também gastos excessivos desnecessários.

O estudo topográfico representa apenas 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Comparado aos benefícios, esse valor torna-se irrisório. No momento pós-obra, a topografia pode ser ainda utilizada para o controlo da estrutura construída e verificação de possíveis deslocamentos, evitando danos e até ruturas ou desmoronamentos.

A qualidade e segurança do serviço documental para quem possui um estudo topográfico é altamente importante, fazendo toda a diferença no trabalho entregue ao cliente final. Tão importante quanto a topografia para obras de engenharia é a contratação de uma equipa especializada para elaborar esse trabalho.

A nossa empresa possui os melhores profissionais aliados ao uso de tecnologia de ponta no mercado!

 

Calíope Fernandes
Projetista