Testemunho do estagiário Victor Lima

Testemunho do estagiário Victor Lima

Gostaria de agradecer ao meu Deus por estar comigo e me orientar nas minhas jornadas que realizei até hoje, também agradeço à minha família que mesmo estando longe me motiva e me dá forças para continuar em frente.

Aos 18 anos de idade, no Brasil, iniciei os meus estudos na área de Engenharia Civil. Após um ano de faculdade, percebi que poderia ir mais além nos meus conhecimentos dentro desta área. Assim, decidi estudar no estrangeiro, através do meu esforço e sem perder o controlo dos meus planos, consegui contactar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e solicitei uma oportunidade para continuar os meus estudos aqui em Portugal. Fui aceite, vim e ainda estou aqui, com a intenção de estudar e crescer em conhecimento, até finalizar esta formação académica.

Entretanto, sentia-me incompleto, pois tinha muito conhecimento teórico e nenhuma prática na área. Então, indiquei à coordenação do curso de Licenciatura em Engenharia Civil que gostaria de estagiar ao invés de realizar uma pesquisa científica na cadeira de projeto I. Aceitaram o meu pedido e contactei a RIPORTICO para uma oportunidade de realizar o estágio curricular.

Contactar a RIPORTICO para esse estágio foi a minha primeira atitude, pois fiquei surpreso com a empresa. No ano passado, a RIPORTICO deu-me a possibilidade de ser entrevistado para um trabalho na minha área, sendo que certamente não seria aceite, pois era novo demais e sem experiência prática alguma no meu currículo, mas deram-me essa oportunidade de ser ouvido, de conhecerem-me como pessoa e talvez até tornar-me um futuro colaborador. No fim, guardaram o meu contacto para ser entrevistado após terminar a minha formação académica na UTAD.

A partir daí e durante o meu estágio, percebi que a empresa possui paixão e dedicação para com as pessoas à sua volta, trabalhando com harmonia, auxiliando e motivando os seus colaboradores, além disso, realiza os projetos dos seus clientes com rigor, sustentabilidade e excelência.

Em relação ao estágio, possuiu uma duração de 17 semanas, com 12 horas de estágio por semana. Adquirir a experiência de atuar como Fiscal de Obras, especificamente de obras de sistema de abastecimento de águas e sistema de águas residuais, foi extremamente produtivo, desafiador e fascinante ao meu ver, pois não ficava apenas no escritório com os registos, visitava as frentes de trabalho com o meu orientador para fiscalizar. Trabalhar no terreno trazia a vantagem de entender melhor a obra e ainda auxiliar a entidade executante com o projeto de execução, além de poder informar o Dono de Obra sobre o andamento da execução da obra.

Em relação à equipa de Fiscalização, receberam-me com sorrisos e entusiasmo. Quando tinha dúvidas ou até mesmo não entendia os assuntos, os meus colegas explicavam com gosto e percebi que havia ali uma partilha de informações com todo carinho e afeto, para que a equipa continuasse a crescer.

Durante o estágio aprendi não só como exercer a função de Fiscal de Obras (registos fotográficos, registos de mão de obra e de equipamentos, registos diários de fiscalização, medição e entre outros registos), aprendi também a lidar com as pessoas ao marcar os ramais domiciliários, ao participar nas reuniões de obra com a entidade executante e o Dono de Obra, ao visitar as frentes de trabalho com os colaboradores e ainda ao estar no escritório com os colegas.

Tendo em conta o disposto, recomendo um estágio na RIPORTICO, pois é uma empresa de caráter, qualidade e excelência ao meu ponto de vista, se você estagiar em qualquer função dentro desta empresa haverá lá uma família que ajudará no seu crescimento e dando motivação para continuar a sua caminhada profissional e pessoal.

Agradeço pela oportunidade que a RIPORTICO me concedeu em partilhar um pouco da minha experiência, espero quando finalizar minha formação académica poder contribuir ainda mais no desenvolvimento da empresa e poder crescer na minha carreira profissional com a cooperação da RIPORTICO.

 

Victor Lima
Estagiário RIPORTICO