Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Hoje, dia 28 de abril, é Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.

O objetivo deste dia é chamar a atenção das empresas e dos trabalhadores para a necessidade de tomar medidas preventivas que garantam a segurança no trabalho.

Prevenir acidentes de trabalho é uma responsabilidade de todos, assim como a prevenção é um direito transversal a todos, sejam chefias ou trabalhadores.

Seja qual for a dimensão da organização, a liderança de topo e a participação ativa dos trabalhadores são cruciais para uma gestão bem-sucedida na matéria da segurança e saúde.

A prevenção de riscos profissionais é uma preocupação a consolidar pelas empresas que requere também o esforço dos trabalhadores, dos cidadãos em geral, dos inspetores e das instituições de autoridade.

Embora os números de acidentes mortais tenham vindo a diminuir, é necessário continuar a trabalhar por forma a tentar evitar qualquer tipo de acidente, pois todas as vidas importam.

Este dia é comemorado em Portugal e no mundo, também como homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Desde 1996 que se celebra esta data mundialmente. Em Portugal, o dia 28 de abril foi estabelecido como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho com a resolução n.º 44/2001, sendo a Autoridade para as Condições do Trabalho a responsável pelo cumprimento desta resolução.

Para além de uma homenagem a todas as vítimas dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais, este dia representa também uma chamada de atenção para a importância da sua prevenção e consciencialização para um trabalho seguro, saudável e digno.

Melhorar as condições de Saúde e Segurança do Trabalho (e prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais) é uma responsabilidade dos governos, empregadores, trabalhadores e população em geral. Todos devem colaborar na construção de uma cultura de prevenção.

 

“Todos devemos caminhar na direção da segurança.”

Autor desconhecido


Artigo elaborado por:
Filipa Pereira
Coordenação de Segurança e Ambiental em Obra
Gestão e Fiscalização