Fluxo de trabalho de drone para 3D para visualizações arquitetónicas

Fluxo de trabalho de drone para 3D para visualizações arquitetónicas

O campo da arquitetura depende, de certa forma, da capacidade de ver como será um edifício e os seus futuros arredores. Com a utilização de drones e softwares de fotogrametria, agora é possível capturar a envolvente da edificação e criar um modelo 3D texturizado de qualidade suficiente para apresentar um fundo realista para visualização em softwares de renderização 3D. Apresentaremos, de forma sucinta, ferramentas e técnicas para a criação de um fluxo de trabalho simples de drone para 3D.

Figura 1 - Envolvente da edificação criada através do fluxo de trabalho apresentado. Projeto para Requalificação e Expansão das Piscinas Cobertas de Pombal (em andamento).

 

Etapa 1: capturar imagens com um drone

Usando um aplicativo especial num tablet para controlar um drone, por exemplo o Pix4Dcapture, a primeira etapa é capturar imagens em torno da área de interesse. O aplicativo Pix4Dcapture permite desenhar a área de interesse num mapa e, em seguida, calcular a trajetória de voo do drone, capturando imagens automaticamente com uma sobreposição de 60% em relação à foto anterior.

Figura 2 - Exemplo de trajetória de voo de um drone.

 

Etapa 2: inserir as imagens no software de fotogrametria

O software de fotogrametria, por exemplo o RealityCapture, alinha automaticamente todas as imagens e, em seguida, cria um modelo 3D, adiciona texturas e inspeciona a qualidade do modelo.

Figura 3 – Modelo texturizado criado no software RealityCapture.

 

Etapa 3: cortar as áreas menos detalhadas e objetos indesejados

A próxima etapa é cortar as áreas menos detalhadas e os objetos indesejados e, a seguir, simplificar o modelo 3D para um modelo menor. Dependendo do tamanho e da complexidade do modelo, pode ser qualquer coisa entre triângulos de 30K e 1M. Texturar o modelo novamente e exportá-lo num formato adequado (FBX, DAE, etc.).

 

Etapa 4: importar o modelo para o software de renderização

Depois de importar o modelo 3D do drone para o software de renderização, por exemplo o Lumion, é possível inserir árvores, carros, pessoas, móveis, etc. Também é possível importar um design próprio de um programa CAD/BIM (Revit, 3ds Max, Rhino, etc.) numa camada separada. Nesta etapa é possível fazer renderizações e animações.

Figura 4 - Envolvente e modelo BIM importados no software Lumion.

 

A nossa experiência revela que criar modelos de ambiente 3D a partir de imagens de drones é muito simples e viável para qualquer visualização de projeto de arquitetura. O investimento em tempo e dinheiro é relativamente baixo, e qualquer arquiteto pode utilizar este método sem ter um treino extensivo e/ou a necessidade de um provedor de serviços terceirizado. Os modelos resultantes têm valor tanto no processo de design como na comunicação com clientes e outras partes interessadas, como as entidades públicas e os cidadãos locais.

 

Caio Martinho
Arquiteto
Estudos e Projetos