Riportico deu voz às colaboradoras para assinalar o Dia Internacional da Mulher

Riportico deu voz às colaboradoras para assinalar o Dia Internacional da Mulher

A Riportico Engenharia desafiou as colaboradoras a partilharem um testemunho sobre a sua experiência pessoal e profissional no setor da engenharia e construção, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março.

A iniciativa pretendeu homenagear e dar voz às mulheres que diariamente vestem a camisola da Riportico, num setor que continua a ser predominado por homens. Os testemunhos foram partilhados nas páginas de Facebook e LinkedIn da empresa.

Reconhecendo a competência e o profissionalismo das pessoas e não dos géneros, a Riportico Engenharia, que hoje emprega 60 mulheres num universo de 160 colaboradores, tem como objetivo ter uma equipa composta por 50% mulheres e 50% homens até 2023.

Conheça agora os testemunhos e os sorrisos de algumas das mulheres competentes, resilientes e ótimas profissionais que integram a equipa RIPORTICO.

 

"Somos fortes porque a vida para nós não tem facilidades e sim desafios."

A.F.

Diretora Financeira

 

"A minha experiência na RIPORTICO tem sido bastante enriquecedora, apesar de ser advogada há 12 anos, hoje eu curso mestrado em Segurança do Trabalho, justamente pelo interesse em aprender. O mundo da construção civil é totalmente novo e muito desafiador para mim. É controlado na sua maioria por homens, mas desistir nunca foi e não será opção.”

A.R.

Administrativo

 

"Trabalhar na RIPORTICO tem sido uma experiência enriquecedora e de crescimento profissional, pessoal e, acima de tudo, como mulher, porque há um respeito e admiração entre os pares e o trabalho é desenvolvido por uma verdadeira equipa!”

C.B.

Coordenação de Segurança e Ambiente em Obra

Gestão e Fiscalização

 

"Trabalhar num mundo “suposto de homens” tem sido, até agora, com muito respeito e ajuda mútua. Na família RIPORTICO não se distingue o género, mas sim destaca-se o espírito de equipa e a colaboração entre todos."

C.L.

Coordenação de Segurança em Obra

 

"O sucesso de qualquer profissional não está no seu género, mas sim na sua paixão, dedicação e comprometimento.

Cada vez mais, nós, mulheres, provamos que não há “mundos profissionais” exclusivos para homens, e na Engenharia Civil não é diferente. Ao longo dos últimos anos conquistámos espaço em todos os estaleiros."

C.M.

Engenheira Civil

Gestão e Fiscalização

 

"Num ambiente maioritariamente de homens, a área da arqueologia, enquadrada num ambiente de obras de construção/reabilitação, torna-se desafiante.

Em 13 anos de trabalho na área da arqueologia em contexto de obra, e quase um ano na RIPORTICO, verifico a ascensão das mulheres neste ramo. Na RIPORTICO não sinto a discriminação sexual, todos têm as mesmas responsabilidades e oportunidades."

C.S.

Arqueóloga

 

"Dia a dia sempre com orgulho na profissão que escolhi, continuo a lutar pelos direitos de segurança no trabalho, mas também pelo respeito e pela igualdade das mulheres."

F.P.

Coordenação de Segurança e Ambiental em Obra

Gestão e Fiscalização

 

"Não sou propriamente a pessoa certa para falar sobre o assunto. Para mim, na minha profissão existem trabalhadores e não homens nem mulheres; não admito nem aceito que sejam feitas discrepâncias, pelo que quando existem intenções de o fazerem coloco os pontos nos Is e deixo claro a minha postura no trabalho.”

H.V.

Coordenadora Regional do Norte

Diretora de Fiscalização

 

"Sempre percebi uma grande barreira quanto à posição/cargo dentro da engenharia para a mulher, direcionando para as funções que seriam “destinadas para as mulheres engenheiras”. Atualmente, após todos os caminhos percorridos, fico feliz em encontrar mulheres ao nosso lado, assumindo cargos e funções diversas com imensa autoridade. Assim, todo o lugar ocupado por uma mulher significa representatividade e mostra que ela pode enfrentar e conviver com os desafios, até torná-los irrelevantes.”

L.B.

Engenheira Civil

Gestão e Fiscalização

 

“A gestão das pessoas é um desafio lançado a todos nós! Mulheres e Homens têm um papel primordial nesse desafio, pois uma Organização é feita de Pessoas e cada um tem de saber gerir a sua Equipa, as relações com os seus líderes, com os seus pares, sempre numa perspetiva de trabalho conjunto e com o foco num objetivo.

Ao longo da minha caminhada profissional, num mundo mais de homens do que de mulheres, sempre me senti integrada, envolvida e ouvida nos momentos chave da mudança. Somos cada um de nós, enquanto Pessoas, que fazemos essa diferença, pela nossa atitude positiva, proativa e de forte empenho profissional e, sobretudo, pessoal.”

M.J.O.

Diretora de Recursos Humanos

 

"É realmente um grande desafio ser mulher num ambiente tão dominado por homens. Precisamos fazer muito mais esforço para sermos ouvidas, não sermos interrompidas no nosso raciocínio e, principalmente, sermos respeitadas tecnicamente. Isso é muito desgastante, mas quando realizamos que somos capazes de gerar uma vida, que temos a habilidade nata de criar, ensinar e gerir o caos, nada pode nos bloquear. Isso fica evidente diante o fenómeno mundial de desconstrução do machismo. Isso tudo não é sobre mulheres que querem privilégios, mas sim sobre mulheres que merecem o mesmo respeito que os homens.”

M. M.

Diretora de Fiscalização

 

"Dizem que a engenharia/construção civil é um mundo “de homens”, mas como mulher e através da experiência que vivi até ao momento, encaro essa expressão como uma opinião errada da sociedade. Neste mundo em que trabalho e pelo qual sou apaixonada – a engenharia/construção civil –, tenho-me sentido sempre parte da equipa e sempre fui bem recebida por todos os meus colegas. No entanto, não é menos verdade que nós, Mulheres, somos diferentes dos homens, sim… Mas isso não é algo mau, muito pelo contrário – é extraordinário! Juntos, nós nos completamos e mantemos o equilíbrio."

N.D.

Engenheira Civil

Coordenadora de Segurança em Obra

 

"Num meio que se diz ser de “homens”, afirmo que nunca senti discriminação por ser Mulher. Sempre fui tratada com respeito e até com bastante sensibilidade por parte dos homens.

Orgulho-me de poder fazer parte da RIPORTICO e de poder representar a empresa na figura de Mulher.”

R.P.

Diretora de Fiscalização

 

"O engenheiro civil é desafiado a responder a problemas, encontrar soluções, aliando a evolução tecnológica com os conceitos clássicos. Estes são alguns motivos para entusiasmar qualquer pessoa, independentemente do género, a ser/querer ser engenheiro. Uma equipa equilibrada contribui para a diversidade de pensamento e abordagens, proporcionando bons ambientes de trabalho, sustentáveis que representem de forma eficaz as necessidades dos clientes que a procuram. Integrei a RIPORTICO em 2017, sendo, na altura, a única engenheira mulher na equipa e fui muito bem acolhida, mostrando que não existe género na engenharia.”

S.A.

Engenheira Civil

Estudos e Projetos

 

"Para mim, a engenharia não é de todo uma área masculina, desde sempre que foi a minha escolha e isso nunca me impediu de me vir a tornar engenheira.

Até ao dia de hoje nunca senti na pele discriminação nem adultério, mas sim orgulho em ser mulher e profissional, porque acima de tudo sem as mulheres os homens não existiam…

Feliz dia da mulher para todas."

S.C.

Engenheira Civil

Gestão e Fiscalização

 

"Posso dizer que trabalhar na construção civil sempre foi desafiador e sobretudo prazeroso! Todos os dias é um aprendizado com a equipa, pois eles (homens) nos ensinam que são mais sensíveis do que parecem, e quando há mulheres em obra, essa característica se ressalta e conseguem apresentar melhores resultados; em geral tomam mais cuidado/atenção em relação ao trabalho, ao clima organizacional e, principalmente, ao capricho ao executar alguma atividade. Sou muito grata pelo aprendizado e por ser respeitada ao exercer a minha profissão."

V.F.

Engenheira Civil

Diretora Fiscalização