A tendência futurista da qualidade

A tendência futurista da qualidade

As construções sustentáveis estão a reforçar a importância de preservar o meio ambiente.

As práticas de sustentabilidade estão a ser incorporadas em novos projetos. Há alguns setores económicos que se têm mostrado mais recetivos para incorporar essas práticas sustentáveis no desenvolvimento da área, como é o caso do mercado imobiliário.

Estamos numa era em que os recursos naturais existentes estão mais escassos a cada dia e a nossa demanda por energia só cresce dia a dia, o que contribui para o aumento do custo final de quem os usa.

Sendo assim, construir melhor e mais rápido, gastando e desperdiçando menos recursos, fazendo uma melhor gestão do dinheiro do cliente ou utilizador, e trazendo um espaço mais saudável e agradável, já é um caminho sem volta.

Para alguns norte americanos já é lei certificar prédios públicos, no Brasil isso está a tornar-se um padrão no mercado, e Portugal começa a destacar-se nessa prática. Assim como os selos que encontramos em equipamentos eletroeletrónicos, a certificação energética de edifícios sustentáveis torna-se cada vez mais comum e um requisito obrigatório para o comprador imobiliário de Portugal.

A implementação de painéis de captação de energia solar, sistema solar de aquecimento de água, gestão energética e gestão de resíduos estão entre as práticas de sustentabilidade predial mais comuns e praticadas, mas o ideal é que o processo se inicie antes mesmo do edifício ser construído, ainda na fase de projetos.

A obra sustentável deve sempre ter em consideração todo o projeto adequado e previsto com foco na sustentabilidade, e o papel do setor da qualidade numa construtora é imensurável para a implementação e garantia do efetivo uso dessas práticas, a fim de garantir o resultado positivo, desde o planeamento até eventuais manutenções.

Tudo deve ser minuciosamente previsto e definido logo nos projetos preliminares, bem como em todos os projetos executivos, dada a suma importância e necessidade de, após a entrega do empreendimento pronto, o utilizador entender como foi desenvolvido o projeto e saber igualmente qual o fim de toda essa mobilização para garantir a sustentabilidade do projeto.

Garantir a continuidade das ações implementadas para o seu efetivo e pleno funcionamento também faz parte dessas ações, assegurando assim os resultados planeados no início nos projetos preliminares.

Assim sendo, o setor da qualidade está diretamente ligado para que essas práticas e procedimentos sejam devidamente executadas de maneira a que o seu efeito seja efetivo e resultem em frutos e bons resultados.

Artigo elaborado por:
Rodrigo Godoy Engenheiro Civil
Medidor Orçamentista no setor de planeamento e controlo