Riportico Engenharia fiscaliza requalificação e modernização da Escola Básica Garcia de Orta

Riportico Engenharia fiscaliza requalificação e modernização da Escola Básica Garcia de Orta

A Riportico Engenharia tem a cargo a fiscalização e coordenação da obra de requalificação e modernização da Escola Básica Garcia de Orta, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre. Trata-se de uma escola composta por dois edifícios dos anos 50, de dois pisos, que não foram construídos simultaneamente e que estão ligados entre si por uma galeria ao nível do piso superior, com arcadas no piso térreo que permitem o acesso ao pátio de recreio a tardoz.

O edifício escolar tem sido conservado e, ao longo dos anos, sofreu várias obras de beneficiação, nomeadamente ao nível da cobertura. A empreitada que agora está a decorrer pretende solucionar algumas patologias decorrentes da idade e utilização da escola, procurando-se ao mesmo tempo adaptar o edifício à legislação em vigor no que diz respeito às acessibilidades, comportamento térmico, acústico e segurança contra incêndios.

A obra iniciou a 24 de maio de 2021 e compreende a execução dos seguintes trabalhos: reparação e pintura das paredes interiores e exteriores; substituição dos pavimentos em mau estado; criação de tetos falsos, com iluminação encastrada, e colocação de novo pavimento em material vinílico na generalidade das salas de aula; criação de um novo espaço central polivalente, que servirá tanto para sala de atividades dos alunos, como para auditório; reformulação da zona do bar, com a criação de novas instalações sanitárias masculinas e femininas e de uma instalação sanitária adaptada para deficientes motores; criação de uma sala para a Associação de Pais; encerramento da galeria de ligação entre os dois corpos da escola, para a criação de uma nova escada que vem melhorar a segurança contra incêndios.

A empreitada tem um prazo de execução de 400 dias e representa um investimento de 1.144.158 euros por parte do município de Castelo de Vide.