Fiscalização da obra de requalificação do Edifício da Moagem de Rio Maior assegurada pela Riportico Engenharia

Fiscalização da obra de requalificação do Edifício da Moagem de Rio Maior assegurada pela Riportico Engenharia

A Riportico Engenharia está em Rio Maior a assegurar a Fiscalização e Coordenação de Segurança da empreitada de requalificação do Edifício da Moagem e envolvente. A obra consiste na requalificação do edificado e recuperação da fruição de beira-rio, através da integração da Moagem Maria Celeste na estrutura da requalificação da zona ribeirinha de Rio Maior e requalificação da Villa Romana.

Pretende-se, com esta intervenção, uma imagem central, coerente e qualificada, integrando as diferentes áreas e equipamentos. Esta “operação” deverá centrar-se na valorização do espólio existente e que, outrora, constituiu a base principal dos mecanismos de funcionamento da Moagem, por forma a permitir a sua visitação e o desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais diversas. O conjunto de construções anexas deverá acolher um restaurante e um bistrô, que fará plena articulação com a futura zona ribeirinha e espaços diversos para uso cultural.

A Moagem Maria Celeste é um exemplo significativo do património industrial de Rio Maior, marcando a viragem para a modernização da indústria nesta região. Inaugurado em 1932, este complexo incorpora uma antiga azenha que, utilizando a energia hidráulica, alimentava um sistema de moagem, espaço ideal para o Centro Interpretativo.

Embora perto do centro da cidade, o complexo está em harmonia com a sua envolvente de cariz rural e com o rio que passa junto ao edifício. A título de curiosidade, foi na Moagem Maria Celeste que, a 21 de maio de 1945, se realizou, em Rio Maior, o almoço comemorativo da Paz, para assinalar o fim da II Grande Guerra Mundial.

A empreitada representa um investimento superior a dois milhões de euros, por parte do município de Rio Maior, e tem um prazo de conclusão de 18 meses.