Acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas

Acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas

A Riportico Engenharia assegurou o acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas, na freguesia de Santa Maria, Salvador e São Pedro, num investimento da empresa Águas do Ribatejo.

Os trabalhos decorreram no Largo do Lamego, durante o passado mês de julho, tendo sido implantada uma sondagem prévia de 1,5x2,7 metros na zona do parque de estacionamento, de modo a evitar maiores constrangimentos à circulação de automóveis.

Os resultados obtidos nas sondagens revelaram a presença de várias infraestruturas, dado tratar-se de uma das principais artérias do Centro Histórico de Torres Novas. Ainda assim, foi possível identificar vestígios arqueológicos preservados balizados na época tardo medieval/moderna, nomeadamente um caneiro já muito destruído, composto por uma parede em pedra calcária ligada por argamassa branca, e quatro níveis em pavimento que se estendem a toda a área intervencionada, compostos por argamassa branca.

Em algumas áreas da escavação identificaram-se seis níveis, intercalados por níveis de areia pouco espessa, indicando um possível nível de subida do rio, e cinco estruturas negativas de tipo silo, escavadas no substrato geológico, com contornos circulares e muito material arqueológico.