Acompanhamento arqueológico da empreitada de reconstrução e arranjos do Cemitério Velho de Cortegaça em Ovar

Acompanhamento arqueológico da empreitada de reconstrução e arranjos do Cemitério Velho de Cortegaça em Ovar

A Riportico Engenharia foi a empresa responsável pelo acompanhamento arqueológico e escavação antropológica da empreitada de reconstrução e arranjos do Cemitério Velho de Cortegaça, situado no concelho de Ovar, distrito de Aveiro. A empreitada integra-se num conjunto de obras denominado “Construção da Alameda Padre Manuel Dias da Silva e arranjos urbanísticos envolventes”, da Câmara Municipal de Ovar.

O estudo arqueológico tinha como objetivo recuperar a informação histórico-arqueológica, arquitetónica e etnográfica existente no local da intervenção, diagnosticar o potencial científico e patrimonial de possíveis vestígios a afetar pela obra, e definir e implementar eventuais medidas de minimização de impactes arqueológicos. Desta forma, foram privilegiados a recolha, registo e estudo aprofundado de todos os elementos arqueológicos, patrimoniais, etnográficos e históricos, de modo a contribuir para um melhor conhecimento da história do local afeto à empreitada.

Os trabalhos arqueológicos decorreram entre 4 de fevereiro de 2021 e 14 de setembro de 2021 e incidiram, essencialmente, na decapagem mecânica da área do relvado do antigo espaço cemiterial, delimitado por muro em pedra de xisto, unido por argamassa alaranjada, segundo técnica tradicional típica da região.

O acompanhamento arqueológico da empreitada permitiu a recolha de um importante conjunto osteológico humano, proveniente das recolhas de superfície durante o acompanhamento e da própria intervenção arqueo-antropológica. Paralelamente foram identificados vários elementos relacionados com o mobiliário funerário das sepulturas, destacando-se a presença de distintos elementos, como velas plásticas, elementos decorativos de flores e caixões em plástico, madeiras e ferragens de caixões, e elementos de adorno, como terços, fragmentos de peças cerâmicas, vestuário e vidros.

A destacar ainda a identificação de várias lápides funerárias, limpas e registadas graficamente, com todos os materiais a inserirem-se, cronologicamente, no século XX.