Fiscalização do novo Centro Escolar de Moura assegurada pela Riportico Engenharia

Fiscalização do novo Centro Escolar de Moura assegurada pela Riportico Engenharia

A Riportico Engenharia é a empresa responsável pela fiscalização da empreitada de construção do Centro Escolar dos Bombeiros, na cidade de Moura, em Beja. Os técnicos da Riportico estão no terreno a fiscalizar a obra de remodelação e ampliação do edifício que vai acolher o pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico, na Avenida dos Bombeiros Voluntários.

A empreitada teve início em janeiro deste ano e representa um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros por parte da Câmara Municipal de Moura, cofinanciado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, estando prevista terminar no segundo semestre de 2023. A intervenção visa alterar e requalificar o edifício existente, bem como proceder à sua ampliação, por forma a dotá-lo de adequadas condições espaciais, funcionais, técnicas e de conforto aos seus utilizadores.

A proposta de intervenção assenta na criação de espaços fluídos, com áreas de aulas, recreio, trabalho, permanência e encontro, entre alunos, pais, docentes e auxiliares. No geral, os espaços interiores serão totalmente reorganizados. Ao nível do tratamento exterior do edifício, a sua “pele” será integralmente revestida com sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), dada a necessidade de conferir conforto térmico e acústico aos utilizadores. A imagem global do edifício irá transparecer contemporaneidade, ainda que com um toque de irreverência traduzida na escolha das cores e dos novos elementos propostos.

Ao nível da escolha de materiais, foi tida em atenção a qualidade dos mesmos, bem como a garantia providenciada pelos fabricantes, por forma a diminuir significativamente os custos diferidos com a manutenção dos espaços.

O Centro Escolar dos Bombeiros contará com uma biblioteca/ludoteca, oito salas de 1.º ciclo, duas salas de pré-escolar, refeitório e cozinha, sala de atividades, sala polivalente, laboratório, quatro gabinetes de trabalho, salas de atividades, hortas pedagógicas, parque infantil e espaços exteriores cobertos e descobertos.