Riportico identifica património arqueológico e vestígios das épocas medieval e moderna em Torres Novas

Riportico identifica património arqueológico e vestígios das épocas medieval e moderna em Torres Novas

No âmbito do acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas residuais do subsistema de saneamento de Torres Novas, na União das Freguesias de Santa Maria, Salvador e São Pedro, a Riportico Engenharia identificou distintos vestígios das épocas Medieval e Moderna no Largo Dom Diogo Fernandes de Almeida, naquele concelho do distrito de Santarém.

No Largo Dom Diogo Fernandes de Almeida foi implantada uma sondagem prévia de 2x2 metros no parque de estacionamento virado a Sul, onde a presença de infraestruturas era praticamente nula, apresentando o subsolo vestígios arqueológicos após os níveis de pavimento e respetiva preparação. Naquele local registaram-se duas estruturas de tipo murete perpendiculares entre si, com pedra e argamassa, delineando provavelmente uma esquina de um edifício, registando-se imediatamente a seguir ao muro a presença de uma calçada em pedra, com valeta de drenagem para águas pluviais, num claro exemplo de urbanismo prévio ao Largo, demonstrando uma configuração com arruamentos, que terá sido demolida para a construção da praça.

Foram intervencionados no Largo Dom Diogo Fernandes de Almeida, 19,80 metros lineares, por 1,40 metros de largura, com alargamentos pontuais nas áreas das caixas de visita e para escavação de alguns silos. Nesta área foram identificadas estruturas em positivo, de tipo muro, demonstradoras da ocupação do Largo enquanto área residencial na época Medieval e Moderna, com a delineação de compartimentos e reformulações arquitetónicas. Foram ainda identificadas estruturas em negativo, de tipo silo, de época Medieval, com preenchimentos dissemelhantes entre si, mas com homogeneidade no conjunto artefactual.

Os resultados obtidos no decurso dos trabalhos de minimização de impacte demonstraram um património arqueológico extremamente rico, com uma ocupação de época medieval e moderna bem marcada e razoavelmente bem preservada. Da ocupação medieval destacam-se os silos, com elementos materiais enquadráveis na I Dinastia, determinada pelo conjunto artefactual identificado, e cuja apuração mais fina da cronologia será efetuada após análise mais cuidada do mesmo. Alguns muros remontam a esse período, delimitando compartimentos de antigos edifícios, os quais foram, mais tarde, reaproveitados e reformulados para construções de época Moderna, associados a pavimentos em argamassa esbranquiçada, possivelmente entre os séculos XV e XVI, já com total colmatação dos silos anteriores.