Fiscalização e Coordenação de Segurança da reabilitação da Torre Sineira do Crato, construção da Casa Mortuária e ampliação do Cemitério Municipal

Fiscalização e Coordenação de Segurança da reabilitação da Torre Sineira do Crato, construção da Casa Mortuária e ampliação do Cemitério Municipal

A consultora Riportico Engenharia é a responsável pela Fiscalização e Coordenação de Segurança das empreitadas de reabilitação da Torre Sineira do Crato, construção da Casa Mortuária e ampliação do Cemitério Municipal, adjudicadas pelo município do Crato.

A obra de reabilitação da Torre Sineira compreende a reabilitação de toda a estrutura, desde paredes interiores e exteriores, muros, relógios, o pavimento da zona exterior, instalação elétrica, colocação de um ponto de água (inexistente), portas, e colocação de uma escadaria nova com estruturas metálicas. A empreitada teve início a 19 de outubro de 2020 e vai terminar em breve.

Já a Casa Mortuária está a ser integralmente construída num espaço dividido em duas zonas bem distintas, uma delas com uma área maior, que dispõe de um pequeno altar com o seu púlpito anexo, proporcionando a realização do culto religioso de acordo com a tradição católica instituída, e outra com uma dimensão menor, que não apresenta símbolos de carácter religioso.

Nesta obra pretende-se manter a geometria e os materiais construtivos existentes de todas as fachadas, sendo que no acabamento exterior será aplicado um revestimento cerâmico de base cinza e um mosaico com base no betão aparente de modo a garantir a homogeneidade do conjunto.

Por sua vez, a ampliação do Cemitério Municipal enquadra-se em três espaços distintos: a Casa Mortuária; a zona das sepulturas; o espaço para colocação de ossários. A zona das sepulturas compreende duas fases, em que a primeira assume 89 campas e a segunda 102 campas, num total de 191 campas, construídas em módulos prefabricados no que respeita à delimitação dos espaços. Na zona destinada à colocação de ossários, numa primeira fase são enquadrados cerca de 100. Sendo este um espaço tratado, serão construídas duas grandes “cortinas” de betão, que permitem simultaneamente a proteção dos ossários e o recolhimento de quem se deslocar ao local.

Estas duas últimas obras iniciaram há cerca de um mês e estão previstas terminar em maio de 2022, sendo que as três empreitadas representam um investimento total perto dos 823 mil euros.