Novo acesso à Universidade de Aveiro (Rotunda do ISCAA)

Estradas



Descrição do Projeto

O Projeto de Execução de Reformulação do Nó da Avenida da Universidade (ISCAA), a localizar no entroncamento da Avenida da Universidade com a Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, em Aveiro, requerido pela Câmara Municipal de Aveiro, consiste na construção de uma rotunda  e pretende aumentar a capacidade de escoamento de trafego eliminando a atual situação de entroncamento com sinalização luminosa.

Está igualmente previsto executar um novo acesso ao Campus da Universidade, com faixa de rodagem para veículos e trajetos cicláveis.

Uma vez que está rotunda integra o início de um outro projeto em curso, “Trajeto Ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP”, foram também previstos trajetos cicláveis na periferia da rotunda e na concordância com a Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

A rotunda fará a absorção de 5 ramos, terá uma faixa de rodagem com 2 vias, um ilhéu central com 20 m de diâmetro e um diâmetro do círculo inscrito de 41,8 m.

O perfil transversal-tipo da via de Acesso ao Campus da Universidade, terá uma faixa de rodagem com 7 m de largura com trajetos cicláveis pavimentados de 1,5 m (em ambos os sentidos), formando no geral dois planos com inclinação transversal de 2,5% para o exterior. Os passeios terão no mínimo 3 metros de largura e serão pavimentados em micro cubo de calcário.

O perfil transversal-tipo da Rua da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, terá uma faixa de rodagem com 6 m de largura com trajetos cicláveis pavimentados de 1,5 m (em ambos os sentidos), formando no geral dois planos com inclinação transversal de 2,5% para o exterior. Os passeios terão no mínimo 3 metros de largura e serão pavimentados em pedra chão hexagonal de cor cinza.

 

Nome do Projeto

Novo acesso à Universidade de Aveiro (Rotunda do ISCAA)

Cliente

Município de Aveiro

Local

Aveiro

Valor do Investimento

261.759,00€

Prazo

2.º trimestre de 2019

Voltar aos Projectos