Infraestruturas de abastecimento de água em Gestaçô e Tresouras e de saneamento em Gestaçô e Frende (Baião)

Infra-Estruturas



Descrição do Projeto

Com a presente empreitada a Águas do Norte, pretende dotar com infraestuturas de abastecimento de água o lugar de Calvos, que se localiza na freguesia de Tresouras. Também tem como objectivo complementar a rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Gestaçô e Frende, todas elas pertencentes ao concelho de Baião.

Para além da execução das redes de drenagem e da rede de abastecimento serão também executados os ramais domiciliários necessários.

Rede de abastecimento de água – Lugar de Calvos.

O lugar de Calvos não possui rede de abastecimento de água, tendo sido preconizada uma solução que consistiu em prolongar as redes dependentes do reservatório de Ermida, através do prolongamento da rede projetada na designada propriedade 1 (Rede de abastecimento de Casal – Fonseca - Stª Marinha do Zêzere) e do reservatório de Gestaçô, através do prolongamento da rede existente no lugar de Fonte. Desta forma foram criadas ligações que resultarão em duas origens para o abastecimento, dependendo da disponibilidade de água nos respetivos sistemas.

A nova rede desenvolve-se ao longo de 3 040,66m de comprimento, em tubagem de Polietileno de Alta Densidade, PEAD PN 10/12,5 MSR 100, com diâmetros ø90 e ø75mm. Existe também um pequeno troço, troço 3-4, que foi substituído de forma a tornar viável o abastecimento de Calvos a partir do reservatório de Gestaçô. Este troço tem cerca de 131 m de comprimento, tendo sido instalado em PEAD com diâmetro de ø90mm.

Rede de drenagem de águas residuais – Gestaçô

A presente rede de drenagem abrange os núcleos populacionais de Graça e Venda, da freguesia de Gestaçô. Em ambos os lugares já existe uma rede de drenagem ao longo da CM 1231, que serve apenas as habitações localizadas ao longo da referida estrada.

Com a implantação da nova rede de drenagem de águas residuais irá ser possível recolher o efluente da totalidade dos lugares anteriormente citados, sendo estes encaminhados para a rede existente de Logocem. Esta infraestrutura é composta por uma rede de drenagem gravítica com aproximadamente 2 237,60m de comprimento, uma rede elevatória com 120,15m de comprimento e uma estação elevatória.

Face aos caudais previstos, a rede gravítica foi executada em tubagem de perfil corrugado em polipropileno da classe SN8 DN 200mm. Quanto à conduta elevatória esta foi executada em PEAD DN 110mm PN 10, já a estação elevatória foi dimensionada para um caudal de elevação de 5,5l/s, contendo uma altura geométrica de elevação de 9,30m.

Rede de drenagem de águas residuais – Frende

A presente rede de drenagem de águas residuais apresenta duas vertentes, consistindo uma na construção de uma rede de drenagem que abrange o núcleo populacional de Cimo de Vila, com 1 338,95 m de comprimento, e outra na execução de uma estação elevatória e respectiva conduta com 180,77m de extensão.

A rede construída em Cimo de Vila liga à rede já existente que se desenvolve no lugar de Cerca, sendo que o mesmo acontece com a conduta elevatória que se desenvolve na berma da EN 108 e descarregará os efluentes na mesma rede existente.

Tendo em conta os caudais previsíveis, toda a rede gravítica foi executada em tubagem de perfil corrugado em polipropileno da classe SN8 DN 200mm. Relativamente à conduta elevatória esta foi executada em PEAD DN 110mm PN10, já a estação elevatória foi dimensionada para um caudal mínimo de 5,5l/s, com uma altura geométrica de elevação de aproximadamente 7,83m.

 

SERVIÇO

Fiscalização, Gestão da Qualidade

Nome do Projeto

Infraestruturas de abastecimento de água em Gestaçô e Tresouras e de saneamento em Gestaçô e Frende (Baião)

Tipo

Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais – Rede em baixa

Cliente

Águas do Norte, S.A

Local

Concelho de Baião

Data de Início

Fevereiro de 2018

Data de Fim

Dezembro 2018

Valor do Investimento

496 000,00 €

Prazo

270 Dias

Voltar aos Projectos