Os benefícios do controlo de qualidade

Os benefícios do controlo de qualidade

Ter uma gestão de qualidade na obra pode ser a principal diferença entre obter bons resultados ou projetos deficitários.

O controlo de qualidade em obras é um trabalho a nível global e de extrema necessidade, tanto em obras públicas como privadas, pois garante a entrega do produto conforme solicitado pelo Dono de obra, perante a Entidade Executante que, na sua maioria, preferem conseguir materiais e/ou mão de obra a um preço/tempo menor e muitas das vezes não se preocupam com a qualidade do serviço ou produto entregue.

Os benefícios da Gestão de Qualidade nas obras

Gerir com qualidade uma obra significa acompanhar detalhadamente cada etapa dos vários processos que envolvem o projeto: do planeado à entrega do produto.

Aumenta produtividade

A gestão de qualidade prevê a definição e capacitação de funções, levando a um melhor desempenho e facilitando o acompanhamento de processos, corrigindo gargalos e falhas antes que se transformem em grandes problemas.

Trabalhando com o conhecimento adequado, os funcionários ganham em concentração e têm um maior foco nas suas atividades, minimizando o risco de erros e até mesmo de acidentes.

Outro ponto a ser destacado é que esses colaboradores, conscientes de fazerem parte de um processo maior, trabalham melhor em equipa e sentem-se mais motivados – o que leva, ainda, à diminuição de rotatividade.

Todos esses itens, portanto, levam a uma maior produtividade!

Proporciona processos mais eficazes

Uma das características da gestão de qualidade é usar a tecnologia para acompanhar e controlar todos os processos da obra, facilitando a localização e solução de falhas que possam comprometer o desenvolvimento do trabalho.

A ausência de um colaborador no estaleiro de obras ou a falta de materiais em estoque são dois exemplos clássicos de situações que precisam de ser rapidamente identificadas para não ocasionar paragens não programadas e, como consequência, atrasos.

Este controlo também permite:
- Aceder a informações corretas e em tempo real, permitindo decisões mais inteligentes;
- Melhorar e agilizar a comunicação entre todas as equipas;
- Gerir eficazmente o estoque, evitando falta ou excesso de materiais;
- Criar uma conexão entre escritório e estaleiro de obras;
- Controlar a presença dos trabalhadores;
- Reduzir custos e evitar desperdícios.

Como vimos, a gestão de qualidade nas obras permite uma visão abrangente e atualizada de todas as etapas do projeto, bem como de todos os envolvidos. Dessa forma, amplia-se a produtividade, evita-se o desperdício – seja de material, de maquinário ou mão de obra – e, como consequência, reduzem-se custos.

Aumenta a participação no mercado

A adequada gestão de riscos e custos, somados à identificação de oportunidades de desenvolvimento, resulta numa maior participação de mercado. Também reforça a imagem da empresa, que ganha maior capacidade de reagir às oportunidades do setor.

Conquista a satisfação do cliente

Não podemos esquecer que uma gestão de qualidade leva à entrega de produtos melhores e dentro dos prazos previstos, gerando uma maior satisfação do cliente, um dos principais objetivos de toda a empresa!

Fica evidente que a gestão de qualidade em obras não é opção: é necessidade! Afinal, num mercado altamente competitivo, buscar meios de melhorar processos, evitar desperdícios e obter melhores resultados é essencial.

 

Leonardo Zaneti
Eng.º Civil
Fiscal de Obra