Riportico Engenharia concretiza trabalhos arqueológicos na obra de reabilitação da Igreja Matriz de Alcanede

Riportico Engenharia concretiza trabalhos arqueológicos na obra de reabilitação da Igreja Matriz de Alcanede

Os arqueólogos da Riportico Engenharia estiveram na freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, na obra de reabilitação da Igreja Matriz de Alcanede, para a concretização de trabalhos arqueológicos com vista a determinar eventuais medidas mitigadoras de possíveis impactos negativos em património arqueológico que pudesse vir a ser identificado num amplo Plano de Trabalhos de avaliação prévia, incluindo a execução de sondagens arqueológicas mecânicas, manuais e parietais.

Os trabalhos de sondagens arqueológicas prévias foram efetuados nos meses de julho e agosto de 2021, compreendendo 13 sondagens manuais, duas sondagens mecânicas e oito sondagens parietais. As sondagens mecânicas, situadas no antigo Cemitério Municipal, revelaram uma total ausência de vestígios arqueológicos preservados, encontrando-se o substrato rochoso imediatamente abaixo do pavimento betuminoso.
 

Por seu turno, as sondagens arqueológicas manuais revelaram um potencial extremamente rico e diversificado, com estratigrafias complexas, reveladoras de diferentes momentos, igualmente marcados na arquitetura do espaço. No exterior da igreja, destaque para os muros que evidenciaram a existência de um templo anterior ao existente, enquadrável em época medieval. De igual modo, ficou demonstrada a reformulação arquitetónica que o templo atual, de construção na primeira metade do século XVI, sofreu, em especial no final do século XVII.

No interior da igreja procedeu-se ao levantamento pontual do lajeado na nave, verificando-se, de imediato, o surgimento de ossos humanos revolvidos, em grande quantidade, e indiciando a presença de enterramentos preservados em cotas inferiores. Numa das sondagens identificaram-se as madeiras de um caixão, sendo que, na sondagem efetuada no atual altar, constatou-se que o mesmo corresponde a uma última reformulação da igreja na década de 80 do séc. XX, tendo sido identificados alguns muretes e o lajeado da igreja, com sepultamentos por baixo.

A Capela-Mor foi também alvo de sondagens, tendo revelado a fachada posterior da Igreja do século XVI, constituindo a atual configuração, o que resultou da reformulação do final do século XVII e implicou o alargamento da Igreja, em especial da Capela-Mor.

Algumas das sondagens manuais revelaram uma quantidade muito significativa de vestígios osteológicos humanos, descontextualizados, mas reveladores do potencial antropológico do subsolo. Outras, em menor número, em áreas perturbadas por construções durante o século XX e substrato a cota mais elevada, possuíam estratigrafia alterada e com reduzida relevância patrimonial.

As sondagens parietais resultaram no conhecimento mais aprofundado do tipo construtivo da estrutura do templo, nomeadamente a identificação de portas já desativadas e cunhais, tal como a identificação da construção mais antiga. A intervenção arqueológica proporcionou materiais arqueológicos, enquadráveis cronologicamente desde a Idade média até ao período contemporâneo. A coleção inclui fragmentos de reboco, cerâmica de construção, fragmentos de azulejos, um ceitil, ossos humanos, e espólio funerário, identificando-se também uma lasca em sílex pré-histórica. 

A equipa da Riportico continuará a assegurar os trabalhos de arqueologia e antropologia em fase de obra, contribuindo para um melhor conhecimento da história da Igreja Matriz de Alcanede.