Riportico fiscaliza e assegura acompanhamento ambiental de obra de descontaminação de solos nas antigas áreas mineiras dos radioativos

Riportico fiscaliza e assegura acompanhamento ambiental de obra de descontaminação de solos nas antigas áreas mineiras dos radioativos

A Riportico Engenharia é a empresa responsável pela fiscalização, coordenação de segurança e acompanhamento ambiental da obra de descontaminação de solos nas antigas áreas mineiras dos radioativos, cujos trabalhos estão a decorrer nas zonas de Urgeiriça (Nelas, Viseu), Cunha Baixa (Mangualde, Viseu), Bica (Sabugal, Guarda), Vale da Arda (Sabugal, Guarda) e Castelejo (Gouveia, Guarda).

A empreitada consiste na descontaminação de solos e recuperação ambiental e paisagística das zonas degradadas por antigas explorações mineiras de radioativos, que representam um fator de risco para a saúde humana e para o meio ambiente.

Os principais trabalhos realizados são: limpeza das margens, incluindo a desmatação e remoção de vegetais; retida de solos e sedimentos do leito e das margens das linhas de água; fornecimento e espalhamento de terra vegetal nas áreas intervencionadas e o plantio de árvores como salgueiro e freixo; e, por fim, a instalação de estações de monitorização.

Além da descontaminação destas áreas, o projeto tem como objetivo renaturalizar as margens das ribeiras, promovendo o aumento da biodiversidade e recuperação de habitats.

Num investimento de 288.244 euros por parte da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a obra teve início a 13 de setembro, estando prevista terminar durante o mês de dezembro.