Coordenação da segurança na obra de beneficiação de decantadores secundários da ETAR da Zona Industrial da Autoeuropa

Coordenação da segurança na obra de beneficiação de decantadores secundários da ETAR da Zona Industrial da Autoeuropa

A Riportico Engenharia é a empresa responsável pelo controlo da qualidade da obra, controlo de custos, controlo do planeamento, coordenação de segurança em obra e gestão do ambiente da empreitada de beneficiações em infraestruturas na área de concessão e reabilitação dos decantadores secundários da ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, da Zona Industrial da Autoeuropa, em Palmela.

A obra teve início em outubro de 2021, com a reabilitação de um dos decantadores, enquanto o outro permaneceu em funcionamento. Estando as novas saias metálicas em processo de fabrico, a saia do primeiro decantador foi tratada, nivelada e reposicionada. Após a receção das duas novas saias metálicas, será assegurada a sua instalação e, posteriormente, a transferência do lodo para o decantador reabilitado, de forma a que sejam iniciados os trabalhos no segundo decantador.

A empreitada compreende a retificação, pintura e instalação das passarelas rotativas, o tratamento, nivelamento e reposicionamento da saia metálica antiga no primeiro decantador, a substituição das duas saias metálicas, proteção do fundo do decantador (com argamassa fluída expansiva e aditivo de látex de borracha sintética para argamassas cimentícias), a substituição das borrachas do raspador de superfície e a montagem do equipamento de limpeza de caleiras.

Num investimento superior a 144 mil euros por parte da Simarsul - Saneamento da Península de Setúbal, a obra está prevista terminar em janeiro de 2022.