Riportico assegura Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Gestão Ambiental da reabilitação do Intercetor da Arrentela

Riportico assegura Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Gestão Ambiental da reabilitação do Intercetor da Arrentela

A Riportico Engenharia é a empresa responsável pela Fiscalização, Coordenação de Segurança em Obra e Gestão Ambiental da empreitada de reabilitação do Intercetor da Arrentela, no Seixal. O traçado do intercetor desenvolve-se ao longo do lado nascente da Baía do Seixal, paralelo à Avenida da República, ao longo da faixa ciclável e/ou de zona ajardinadas. A empreitada tem início previsto para o final do mês de maio, contando com um prazo de execução de 210 dias.

A empreitada tem por objetivo promover algumas intervenções, recorrendo apenas à metodologia sem abertura de vala, no Intercetor da Arrentela, que apresenta atualmente patologias que podem colocar em risco a sua capacidade de drenagem e a fiabilidade do sistema em que se encontra inserido. As anomalias de tubagem detetadas pela inspeção CCTV são, nomeadamente, desgaste da tubagem, fissuras pontuais, algumas incrustações de betão e gorduras, infiltrações significativas em algumas juntas, principalmente na ocorrência do período de maré cheia, e possível entrada de finos no coletor.

As intervenções de reabilitação estão divididas por: encamisamento contínuo com aplicação de manga de fibra de vidro e cura por radiação ultravioleta; reabilitação parcial por encamisamento pontual; reabilitação de caixas de visita; restabelecimento de ligações/ramais.

A empreitada é da responsabilidade da SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, do Grupo Águas de Portugal, e representa um investimento de 287.465,50 euros.