Riportico elabora Projeto de Reabilitação de Infraestruturas do Túnel da Avenida João XXI em Lisboa

Riportico elabora Projeto de Reabilitação de Infraestruturas do Túnel da Avenida João XXI em Lisboa

A Riportico Engenharia foi a empresa responsável pela elaboração do Projeto de Reabilitação de Infraestruturas do Túnel da Avenida João XXI, em Lisboa.

Para além da atualização de todos os sistemas albergados pelo túnel, que sofreu um incêndio em setembro de 2020, desde instalação elétrica, iluminação, ventilação, segurança contra incêndios, Circuito Fechado de Televisão (CCTV), megafonia, painéis de mensagem variável, deteção de gases, gestão técnica e extinção automática, o projeto prevê a reabilitação e reforço da estrutura do túnel e a concretização de um reforço estrutural contra incêndios. Foi também projetado um novo posto de comando, que até agora é subterrâneo, e uma nova saída de emergência oposta à existente.

Numa primeira fase, a Riportico assegurou a elaboração do Anteprojeto das especialidades de megafonia, sistema de comunicações de socorro, sistema de automação, gestão técnica e supervisão centralizada, e sinalética de emergência, incluindo painéis de mensagem variável.

A segunda fase consistiu na elaboração do Projeto de Execução das especialidades de instalações elétricas – correntes fortes e fracas e instalações de ventilação e desenfumagem –, e do projeto de execução das especialidades da primeira fase.

Na fase seguinte teve lugar a entrega da versão final do Projeto de Execução, após a realização de todas as alterações decorrentes de desconformidades ou incorreções identificadas no âmbito dos pareceres emitidos pelas diferentes entidades envolvidas no processo de validação final. A quarta e última fase trata-se do serviço de assistência técnica durante a concretização da obra.

O Projeto de Execução foi entregue ao Município de Lisboa em outubro de 2021.