Nova ETAR de Ponte das Tábuas fiscalizada pela Riportico Engenharia

Nova ETAR de Ponte das Tábuas fiscalizada pela Riportico Engenharia

Vai permitir o tratamento de 2.400 metros cúbicos por dia de águas residuais, o dobro da possibilidade da antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e a criação de 70 quilómetros de coletores, que vão servir 4.500 habitações e cerca de 10 mil habitantes de Marco de Canaveses. A obra da nova ETAR de Ponte das Tábuas, cuja consignação foi assinada em março deste ano, é fiscalizada pela Riportico Engenharia e representa um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros.

A assinatura do auto de consignação da empreitada de “Reformulação da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ponte das Tábuas” teve lugar em março deste ano, no Emergente Centro Cultural, no Marco de Canaveses, numa sessão que contou com a presença da coordenadora regional do Norte da Riportico, Helena Vieira, da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, da presidente do Município de Marco de Canaveses, Cristina Lasalete Cardoso Vieira, e do empreiteiro. Estiveram também presentes o chefe da divisão do Ambiente e Serviços Urbanos, Joaquim Moura, e o administrador da Ambiágua, Gestão de Equipamentos de Água, SA., Joaquim Alberto Santos, que fizeram a apresentação do projeto.

A empreitada, com um prazo de conclusão de 15 meses, consiste na reformulação da ETAR de Ponte das Tábuas, que se encontra implantada numa área com cerca de 4.200 metros quadrados. Após a ampliação, a ETAR deverá tratar os efluentes de origem urbana, numa quantidade que se estima, para o ano horizonte de projeto em tempo seco, de aproximadamente 1.200 metros cúbicos por dia e, em tempo húmido, de cerca de 2.400 metros cúbicos por dia.

A ETAR de Ponte das Tábuas incluirá várias etapas de tratamento para as fases líquidas e sólidas, cujo desempenho estará dentro do expectável com vista à adoção de políticas ambientais de gestão sustentável da água, na medida do que é possível e enquadrável face à dimensão da ETAR.

Durante a elaboração do projeto em causa esteve sempre presente a proximidade das estruturas antropogénicas, no sentido de se minimizar o impacto das novas infraestruturas que a ETAR venha a beneficiar. Desta forma, de modo a não prejudicar, se possível até melhorar, as condições ambientais envolventes da comunidade humana na zona em estudo, foram sempre tomadas as opções, que, de um modo geral, garantissem a qualidade de vida, do ponto de vista ambiental, social e turístico.

Nesse sentido, será construída uma ETAR do tipo lamas ativadas, baseada na tecnologia SBR (Sequencing Batch Reactor), em regime de arejamento prolongado. A descarga final das águas residuais tratadas far-se-á no meio hídrico recetor, que será o rio Galinhas, afluente do rio Douro. Com a construção da nova ETAR de Ponte das Tábuas, pretende-se sujeitar as águas residuais geradas a um grau de tratamento consentâneo com a legislação aplicável, com o objetivo de proteger a qualidade da água do meio aquático recetor.