Riportico fiscaliza e assegura acompanhamento arqueológico em empreitada de reforço do abastecimento de água em Loulé

Riportico fiscaliza e assegura acompanhamento arqueológico em empreitada de reforço do abastecimento de água em Loulé

A Riportico Engenharia é a empresa responsável pela Fiscalização, Gestão da Qualidade, Coordenação de Segurança em Obra, Coordenação de Gestão Ambiental e Acompanhamento Arqueológico da empreitada de Fases de Reforço de Adução a Loulé - Ligação ao Reservatório Intermédio, no distrito de Faro, num contrato de 178.550 euros, adjudicado pela Águas de Portugal. A empreitada, cujo valor de investimento por parte do Dono da Obra é de perto de cinco milhões de euros, tem término previsto para maio de 2023.

A obra, incluída num projeto com distintas fases, consiste na construção de um reservatório intermédio de água consumo, visando ultrapassar os obstáculos numa zona montanhosa que atualmente não permitem levar água potável a todos os destinos. O reservatório será alimentado a partir da Estação Elevatória da Estibeira, já construída numa fase anterior do projeto, através de um sistema com 4.400 metros de tubagem com diâmetro de 450 milímetros, totalmente enterrada.

Este reservatório intermédio será constituído por duas células em betão armado e abrigará um total de 3.400 metros cúbicos de água potável. O reservatório a ser construído trata-se de uma estação elevatória para elevar as águas até ao topo da montanha onde, numa próxima etapa, será construído outro reservatório para a distribuição de água a todo o concelho de Loulé. A tubagem será constituída por tubos de ferro fundido com diâmetro constante de 450mm, enterrado ao longo da estrada municipal EM1295, passando por debaixo da N270 e a Via do Infante de Sagres (A22).

A empreitada de construção e ligação ao reservatório intermédio teve início em maio de 2022, tendo um prazo de conclusão de 360 dias.