A importância da Empatia no trabalho

A importância da Empatia no trabalho

A empatia, como habilidade interpessoal em entender as necessidades emocionais dos outros sem ter de, necessariamente, passar pelas mesmas situações, é uma parte integrante do nosso trato como seres humanos. Porém, demasiadas vezes, a vemos esquecida nas demais áreas da nossa vida, principalmente na área profissional, sendo ainda um tema pouco desenvolvido em muitos campos empresariais.

No trabalho, a empatia traduz-se por um exercício de escuta ativa e uma compreensão dos sentimentos e pontos de vista dos outros. Tal remete, numa primeira abordagem, para a gestão de recursos humanos (RH). Esta habilidade é bastante importante na criação de uma boa equipa e de um ambiente laboral mais saudável.

A necessidade de empatia no trabalho é transversal a qualquer ambiente corporativo e é essencial na cultura organizacional de uma empresa, alargando-se a qualquer “microambiente organizacional” de qualquer projeto onde estejam inseridos vários colaboradores, pois limita situações negativas e facilita a comunicação.

Na área da Construção, um campo mais amplo e heterogéneo, este tema ganha outro relevo. A empatia aqui serve, algumas vezes, como uma ferramenta na mediação de conflitos, pois não nos devemos esquecer que nesta área trabalha-se em colaboração direta com pessoas com diferentes competências e habilidades e, por isso, nem sempre é fácil gerir toda esta panóplia de experiências e visões.

Outro aspeto a considerar, é que cada vez existem mais estudos e artigos a apontarem a empatia no trabalho como um dos motivos para o aumento da produtividade e, por sua vez, do lucro, ou mesmo de um melhor funcionamento da própria empresa.

Segundo o artigo de opinião, “A importância da empatia no trabalho”, de Elsa Santos, a 13 de abril de 2021, no jornal Ekonomista, a empatia “está diretamente relacionada com a motivação, o desempenho e a produtividade. (…) Assim, lideranças aliadas às suas equipas gerem melhor e, por consequência, alcançam resultados mais positivos.”

Este artigo tem como referência o relatório 2020 State of Workplace Empathy, da Businessolver, que realça a empatia como um dos benefícios chave no apoio, por parte dos empregadores, da saúde mental dos trabalhadores. Relacionado com esta edição, vemos um resumo em percentagens sobre a importância da empatia no trabalho, por exemplo “93% dos CEOs dizem que as empresas devem fazer mais para atender ao bem-estar geral e às necessidades dos seus colaboradores.” O artigo conclui que a empatia no trabalho não só é importante como deve ser trabalhada.

Comparando o relatório de 2020 com o relatório 2022 State of Workplace Empathy, podemos ver que com o regresso ao trabalho no escritório poucos são os colaboradores que veem as suas empresas como empáticas. Cerca de 70 % dos colaboradores e profissionais de RH acreditam que organizações empáticas elevam a motivação dos funcionários.

No entanto, a perceção de empatia que os trabalhadores têm quanto à sua entidade empregadora e aos seus líderes desceu cerca de 3%, desde 2021: “This year, 69% of employees says their organizations are empathetic, down from 72% in 2021”. Fator este digno, com certeza, de alguma análise pelos especialistas.

Deste modo, a empatia no trabalho serve para melhorar a forma como os profissionais se compreendem entre si, permite um desenvolvimento mais coeso de uma equipa (quer de pequenas, quer de grandes dimensões) e até o relacionamento com o cliente ou outras entidades envolvidas num mesmo projeto.

 

Mónica Januário
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas
Administrativa/Arquivista