Riportico fiscaliza obra de conservação e remodelação das instalações do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa

Riportico fiscaliza obra de conservação e remodelação das instalações do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa

A Riportico Engenharia encontra-se a prestar serviços de fiscalização e coordenação de segurança e saúde em obra na empreitada de conservação e remodelação das instalações do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa, onde está presente com engenheiros mecânicos e engenheiros eletrotécnicos.

 

 

Tratando-se de um monumento nacional, o projeto arquitetónico desta empreitada teve como foco o retorno às origens, tendo sido descobertos pavimentos originais em pedra que em diversos momentos foram aproveitados e restaurados, bem como resquícios da muralha fernandina naquele pavimento e pilares em pedra. A infraestrutura era composta por três prédios que não tinham ligação entre si, existindo pequenas passagens em dois dos quatro andares. O edifício apresentava ainda espaços anteriormente utilizados pela antiga farmácia, abandonados e sem uso.

 

 

A maior intervenção realizou-se no Piso 0, onde foi concretizada a ligação entre os três prédios, tornando-os espaços de trabalho modernos e numa galeria que será aberta ao público. Destaca-se ainda a biblioteca no bloco central no primeiro andar, sendo que nos demais espaços do edifício foram realizados trabalhos de remodelação.

No bloco central e no Piso 0 foram colocados pavimentos e tetos novos, e, nos demais andares, verificou-se uma intervenção ao nível de restauro do pavimento, pinturas e marcenarias. Em todo o edifício foi colocado um novo sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e concretizadas novas instalações elétricas, hidráulicas, de drenagem e de redes.

 

 

Num investimento de 1.833.974,98 euros por parte do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, a empreitada está prevista terminar no início de abril de 2021.