Concluída e inaugurada a empreitada de reforço de adução a Castro Verde

Concluída e inaugurada a empreitada de reforço de adução a Castro Verde

A empreitada de construção dos novos reservatórios do concelho de Castro Verde chegou ao fim e a sua inauguração oficial decorreu no passado dia 5 de julho, no Reservatório Elevado de Castro Verde, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e do presidente da Câmara Municipal, António José Brito. A Riportico Engenharia foi a empresa responsável pelos serviços de Fiscalização, Coordenação de Segurança, Topografia, Ambiente e Arqueologia.

A obra visou o reforço do abastecimento de água potável no concelho de Castro Verde e aldeias próximas, com 45 quilómetros de tubagem PEAD enterradas, e travessias aéreas em pontes/viadutos com tubagem em ferro fundido. A empreitada incluiu também a execução de melhorias nos três reservatórios existentes e a construção de mais cinco reservatórios, todos com controlo remoto na ETA da Magra.

O traçado das condutas iniciou-se em Almeirim, com o reforço da adução a Castro Verde, tendo-se expandido para sudeste, com abastecimento aos pontos de entrega de Entradas, Geraldos, Namorados e Santa Bárbara de Padrões. A partir deste ponto foram desenvolvidos dois eixos, um para S. Marcos da Ataboeira, passando por Viseus e Rolão, e outro para A-do-Corvo, com ligações a Sete, Monte dos Mestres, Lombador e Beringelinho.

A empreitada representou um investimento superior a quatro milhões e meio de euros por parte da AgdA - Águas Públicas do Alentejo.