Riportico Engenharia fiscaliza construção do novo Parque Urbano da Praça de Espanha

Riportico Engenharia fiscaliza construção do novo Parque Urbano da Praça de Espanha

A Riportico Engenharia está em Lisboa a fiscalizar e a coordenar a segurança da empreitada de construção do novo Parque Urbano da Praça de Espanha, numa área de mais de seis hectares, superior ao Jardim da Estrela, constituindo assim uma importante zona verde e de lazer para as famílias, onde vão ser plantadas mais de 600 novas árvores. O parque abriu ao público no dia 13 de junho, no entanto, continuam ainda a decorrer alguns trabalhos, previstos estarem concluídos no final do mês de agosto.

Em harmonia com o Jardim da Gulbenkian e o Corredor Verde de Monsanto, a nova configuração da Praça de Espanha vai permitir o acesso a uma importante área verde e de lazer. Além de um espaço dedicado à rede ciclável, será recuperada a ligação pedonal entre a Gulbenkian e Sete Rios. Os caminhos de água, que caracterizam esta zona da cidade, serão trazidos para a superfície.

A empreitada consiste ainda na construção de parques infantis/juvenis, parque de fitness e parque canino, um lago, uma cafetaria, quiosques, obras de arte (fontes) e um novo acesso à Estação da Praça de Espanha do Metropolitano de Lisboa, bem como arranjos exteriores na envolvente do Teatro da Comuna.

A componente de arquitetura paisagista é a mais importante no parque, com a plantação de novas árvores (carvalhos cerquinhos, sobreiros, zambujeiros, choupos negros e brancos, tílias, plátanos e ameixoeiras) e arbustos, dividindo o parque em quatro grandes categorias de vegetação: bosques e prados argilosos; bosques e prados calcícolas; bosques e prados ripícolas; relvados.

Na nova praça central do parque encontram‐se a cafetaria e os dois acessos ao átrio nascente da estação de Metro da Praça de Espanha, sendo que ambas as construções estão sob duas palas que as unificam e reforçam a ideia de centralidade da praça. Na praceta do Teatro da Comuna encontra‐se um pequeno quiosque de apoio, prevendo-se que as coberturas metálicas destas estruturas sejam ajardinadas.

A construção do Parque Urbano da Praça de Espanha representa um investimento de 7.274.281,66 euros.