Empreitada de Reabilitação da Plataforma Interior da LIPOR

Edifícios



Descrição do Projeto

A Empreitada de Reabilitação da Plataforma Interior da LIPOR, localizada em Baguim do Monte consiste na aplicação de soluções técnicas adotadas na reabilitação da instalação, bem como a integração da mesma com as infraestruturas e edifícios existentes. Sendo que os objetivos principais da reabilitação da plataforma interior resumem-se a dois pontos-chave: garantir a estabilidade estrutural da instalação; permitir a melhoria das condições de trabalho aos colaboradores da LIPOR.

 

 

Nesta primeira fase de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira da Quinta do Bispo, considerou-se prioritária a construção de uma Estação de Tratamento de Águas de Mina (ETAM) que permita assegurar o adequado tratamento da água acumulada na corta, de forma a permitir nas fases seguintes uma efetiva recuperação ambiental das escombreiras existentes e o seu confinamento na corta, após esvaziamento, além de um conjunto de trabalhos complementares.

 

 

Relação dos trabalhos da obra:

Construção Civil: Homogeneização da arquitetura da instalação em harmonia com os edifícios existentes; Desmontagem e remoção das chapas de cobertura em fibrocimento; Desmontagem e remoção das asnas metálicas de cobertura; Demolição total ou parcial de betão armado e estruturas metálicas; Reabilitação, reforço ou substituição de pilares existentes; Execução de estruturas de betão aramado e estruturas metálicas; Execução de redes de águas de serviço, potável, residuais e de lavagem; Execução de redes de incêndio, drenagem pluvial e de ar comprimido; Execução de uma nova RIA.

Fornecimento e montagem de equipamento mecânico e eletromecânico: bombagem, extração de fumos, ventilação, ar condicionado.

Fornecimento e montagem das instalações elétricas (de potência, controlo, automatização e instrumentação, e de ligação à rede).

Fornecimento e montagem do equipamento de desenfumagem, climatização e AVAC.

Fornecimento de peças de reserva, materiais de desgaste e ferramentas.

Implementação de medidas de minimização de impactes ambientais.

Formação da direção técnica e pessoal operador (incluindo manutenção e supervisão) das instalações.

 

SERVIÇO

FISCALIZAÇÃO, GESTÃO DA QUALIDADE, SEGURANÇA E AMBIENTE.

Nome do Projeto

Empreitada de Reabilitação da Plataforma Interior da LIPOR

Cliente

LIPOR – Serviço Interminicipalizado de Gestão de resíduos do Grande Porto

Local

Baguim do Monte, Concelho de Gondomar, Distrito do Porto

Data de Início

Janeiro 2019

Data de Fim

Janeiro 2021

Valor do Investimento

2.190.669,85 €

Prazo

24 Meses

Voltar aos Projectos