Os benefícios do controlo da qualidade

Os benefícios do controlo da qualidade

Nas nossas vidas, todos embarcamos numa busca pela qualidade. Pode ser que nem todos adotemos a mesma rota para lá chegar, mas todos, sem exceção, desejamos encontrá-la, mesmo que no nosso íntimo se pense o contrário. Se procura um emprego melhor, um bom restaurante, uma boa noite de descanso, ou até mesmo uma melhor versão de si mesmo, está na verdade a procurar qualidade.

Isto para dizer que a qualidade está presente no nosso quotidiano mais do que poderíamos pensar. Mas hoje gostaria de chamar a vossa atenção para a importância do controlo da qualidade para as organizações e os benefícios que resultam deste. Falemos de três benefícios:

1. Visibilidade/Confiança

“Não há segunda oportunidade para causar a primeira impressão”, e, na verdade, não há mesmo. Será que contrataria os serviços de uma empresa que é conhecida por cometer os mesmos erros vez após vez? É provável que não, afinal qual é o cliente que não quer um trabalho bem feito? Por outro lado, a eficácia e eficiência características de uma organização que dá primazia e investe no controlo da qualidade, são o que a faz ser reconhecida com um estatuto de excelência. Isso, por sua vez, permite que uma empresa se torne visível num mercado competitivo e prospere.

 

2. Poupança

“A não qualidade sai cara”. Se decidirmos descurar o controlo da qualidade é muito provável que determinado trabalho, seja ele qual for, não fique bem feito. Por exemplo, imagine que ia executar a betonagem de um pilar, mas decidiu não recolher amostras antes para realizar os ensaios de resistência do betão. Após a presa do betão do pilar, reparou-se que o pilar não tinha a resistência e aparência corretas. Uma vez que este não está conforme o especificado, decide-se fazer tudo de novo. Já pensou o que está envolvido nisso? Novos materiais, tempo perdido e mão-de-obra que poderia estar a ser útil noutro trabalho. Todo este desperdício pode ser resumido numa simples palavra: dinheiro. Fazendo as contas, um trabalho relativamente simples, pode vir a custar o dobro ou mais. Este acréscimo de despesas resultantes de má gestão de recursos, que poderia muito bem ser evitado através do controlo da qualidade, tem levado à falência de muitas empresas.

 

3. Padronização

O controlo da qualidade permite a melhoria dos processos que estão na base de uma organização, tornando-os mais simples e fáceis de controlar. Mas para uma empresa ser competitiva, não basta ter um esqueleto forte, todo o corpo tem de ser são. Por isso, o controlo da qualidade permite reunir toda uma série de registos e informações para criar um padrão que defina o modo de atuar em determinada situação, como preencher determinado documento, etc. Este padrão é muito importante, pois minimiza possíveis falhas, fazendo com que seja mais fácil de as encontrar e corrigir, caso ocorram. Assim, conseguimos resolver os problemas na sua raiz e impedir que estes cresçam descontroladamente.

Para concluir, embora o controlo da qualidade exija esforço, ele traz inúmeros benefícios que superam, em muito, os obstáculos encontrados pelo caminho. Ele é a chave para a melhoria contínua e vital para a sobrevivência das empresas. Por isso, que continuemos todos a dar o nosso melhor nesta busca infindável, sempre tendo em conta o seguinte pensamento: “Hoje, melhor que ontem, pior que amanhã.”

 

Jezabel Mateus
Técnica de Qualidade, Ambiente e Segurança
Estagiária