Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2022

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2022

No dia 28 de abril, celebrou-se o “Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho”, pretendendo-se informar e sensibilizar todos os cidadãos, através de campanhas de prevenção, informação e formação, para a importância da segurança e da saúde no local de trabalho.

Fomos confrontados recentemente com uma realidade a que não estávamos habituados nem preparados, uma pandemia e respetiva crise sanitária. À medida que vamos ultrapassando esta realidade, tivemos a consciencialização de que é fundamental a proteção dos ambientes de trabalho e dos trabalhadores. Isso consegue-se através de um resiliente sistema de Segurança e Saúde no Trabalho, que inclua a participação de empregadores, trabalhadores, governos, agentes de saúde pública e todas as partes relevantes do âmbito empresarial.

De igual forma, é extremamente importante para a prevenção nas empresas, termos bem implementada e enraizada uma boa cultura de segurança e saúde, forte e positiva, em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido, tanto a nível da administração como a nível dos trabalhadores.

Todos temos o direito a um ambiente seguro e saudável no nosso local de trabalho, tornando-se de uma importância fundamental o nosso foco direcionar-se para o bem-estar mental e físico dos trabalhadores, devendo ser uma preocupação essencial das empresas e trabalhadores a prevenção de acidentes de trabalho e doenças do trabalho ou provenientes do desempenho profissional.

Os riscos psicossociais relacionados com o trabalho têm sido identificados como um dos grandes desafios dos nossos dias para a segurança e saúde no trabalho, estando ligados a problemas nos locais de trabalho, tais como o stress, violência, assédio e intimidação no trabalho, tendo um impacto significativo na saúde de pessoas, organizações e economias nacionais. Estes resultam de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, assim como de um contexto social de trabalho problemático, podendo originar efeitos negativos a nível psicológico, físico e social nos trabalhadores, tais como stresse, esgotamento ou depressão.

Cargas de trabalho excessivas, assédio psicológico ou sexual e violência de terceiros, são alguns exemplos de condições de trabalho que conduzem a riscos psicossociais.

O stress é sentido pelos trabalhadores em consequência do excesso das exigências do seu trabalho, em que a sua capacidade tem que ser superada para lhes fazer face. Para além de problemas de saúde mental, os trabalhadores afetados por stress prolongado podem acabar por desenvolver graves problemas de saúde física, como doenças cardiovasculares ou lesões músculo-esqueléticas.

Neste contexto, a organização pode ver-se confrontada com um fraco desempenho geral da empresa, aumento do absentismo, trabalhadores que se apresentam ao trabalho doentes e incapazes de laborar eficazmente, e aumento de acidentes e lesões, contribuindo para um aumento de reformas antecipadas, sendo os custos estimados para as empresas e para a sociedade em milhares de milhões de euros a nível nacional.

 

António Faria
Coordenador de Segurança em Obra (CSO)
RIPORTICO