Importância dos Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações

Importância dos Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações

O setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em Portugal tem sido, cada vez mais, notado pelos gestores como uma ferramenta essencial para acautelar os acidentes/incidentes que conduzem a paragens e custos não previstos nas organizações.

A implementação da SST nas organizações é de extrema importância, pois, para além de constituir numa obrigação legal e social, permite o desenvolvimento da cultura da empresa para a prevenção de lesões e doenças profissionais. A adoção de medidas eficazes de SST pode salvar vidas, através da eliminação ou mitigação de situações de risco associadas ao exercício das atividades. Para além disso, empresas saudáveis apresentam melhores resultados globais ao nível da produtividade, motivação e felicidade no trabalho.

A sociedade de hoje é muito exigente, e os clientes estão cada vez mais informados sobre as empresas que lhes fornecem os bens e os serviços, neste sentido, uma boa gestão de SST pode ter um impacto direto na credibilidade e confiança do cliente/consumidor pela empresa. Portanto, ter implementada uma política de SST corretamente é fundamental para o sucesso de uma organização.

Em suma, é seguro dizer que a implementação de um sistema de SST traz inúmeros benefícios para as organizações. Infelizmente, e focando agora no setor da construção civil, é fácil identificar as poucas responsabilidades que muitos empregadores assumem relativamente à proteção da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. Por vezes, as entidades patronais nem sequer têm o conhecimento das suas responsabilidades e obrigações legais em proteger os seus colaboradores

Como coordenadora de segurança em obra (CSO), penso que a implementação prática destes sistemas de segurança e saúde no trabalho numa empresa/organização só é conseguida quando a responsabilidade é repartida entre a entidade empregadora e os trabalhadores, isto porque as empresas são feitas de pessoas, e são estas que têm de manter a segurança no seu local de trabalho. A segurança e saúde no trabalho tem de ser, ou passar a ser, vista como parte da cultura e do ADN da empresa; quando nos aproximarmos desse ponto, estaremos num excelente caminho.

No papel de CSO, e analisando o trabalho desenvolvido pelas equipas fiscalização em obras, considero que a formação/informação sobre esta temática deve abranger todos os técnicos intervenientes, contribuindo como um ótimo ponto de partida para a sua sensibilização, tendo como principal foco a melhoria e garantia de empreitadas executadas de uma forma mais segura.

 

Artigo elaborado por:
Nara Dias
Engenheira Civil e Coordenadora de Segurança em Obra