Riportico Engenharia executa trabalhos arqueológicos na requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila em Santarém

Riportico Engenharia executa trabalhos arqueológicos na requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila em Santarém

A Riportico Engenharia está em Santarém a executar trabalhos arqueológicos na empreitada de requalificação da Praça Visconde Serra do Pilar e Largo de Marvila, pertencente à União das Freguesias da Cidade de Santarém.

A empreitada visa melhorar as condições de fruição do espaço, dotando-o das condições necessárias à livre circulação das pessoas, incluindo-se ainda a ampliação das zonas de estadia e criação de percursos pedonais contínuos e acessíveis. Os trabalhos arqueológicos efetuados pela Riportico Engenharia visam minimizar e avaliar os eventuais impactes decorrentes da execução do projeto no património arqueológico.

A área de intervenção situa-se em pleno centro histórico da cidade, implantando-se no espaço público respeitante ao Largo de Marvila e Praça Visconde Serra do Pilar, mas que se estende pela Rua de S. Martinho, Largo do Terreirinho das Flores, Rua Passos Manuel, Largo Eng.º Zeferino Sarmento e Rua Conselheiro Figueiredo Leal, tratando-se de uma área extremamente sensível do ponto de vista arqueológico.

Os primeiros trabalhos demonstraram, até ao momento, a existência de vestígios de silos escavados no substrato rochoso e contextos funerários, possivelmente de época medieval e moderna. De igual modo, são evidentes os vestígios de urbanismo de época moderna, prestes a ser intervencionado para minimização do impacte decorrente dos trabalhos da empreitada.

A entidade proponente da obra de requalificação é a Câmara Municipal de Santarém, sendo a entidade executante a empresa MPS - Manuel Pedro de Sousa e Filhos.