Impacto Alterações Climáticas Infra-Estruturas

Proteger o Investimento

Os fenómenos atmosféricos extremos têm vindo a ter uma ocorrência cada vez frequente, sendo muito relevantes os danos causados em Infra-estruturas.

A sua ocorrência está relacionada principalmente com as alterações climáticas, e tem obrigado a cuidados especiais no desenvolvimento e proteção de infra-estruturas, principalmente nas zonas costeiras que são as mais vulneráveis.

Para esse efeito a RIPORTICO desenvolve para Governos, Institutos e Indústrias, estudos detalhados de avaliação de risco e vulnerabilidades.

Estes estudos envolvem equipas multidisciplinares, que envolvem climatologistas, especialistas em desastres, economistas, juristas e peritos de engenharia considerando o tipo de infra-estrutura em análise.

A nossa metodologia segue em primeiro lugar por a identificação de riscos de acordo com os diferentes cenários de alteração no clima, a exposição a potenciais desastres naturais, as áreas de intervenção prioritária tendo em conta a população, manutenção de serviços e atividade económica.

Em segundo lugar, desenvolvemos um estudo de resiliência e estratégia de adaptação, que normalmente é estabelecida através da priorização de intervenções de acordo com a avaliação de riscos realizada, bem como recomendações de proteção para as infra-estruturas existentes.

Mais informações contacte a RIPORTICO.