Impacto Alterações Climáticas Infraestruturas

Proteger o Investimento

Os fenómenos atmosféricos extremos têm tido uma ocorrência cada vez mais frequente, sendo muito impactantes os danos causados em infraestruturas.

A sua ocorrência, sobretudo relacionada com as alterações climáticas, tem obrigado a cuidados especiais no desenvolvimento e proteção de infraestruturas, principalmente nas zonas costeiras, que são as mais vulneráveis.

Para esse efeito, a RIPORTICO desenvolve para Governos, Institutos e Indústrias, estudos detalhados de avaliação de risco e vulnerabilidades.

Estes estudos envolvem equipas multidisciplinares, que incluem climatologistas, especialistas em desastres, economistas, juristas e peritos de engenharia, de acordo com o tipo de infraestrutura em análise.

A nossa metodologia segue, em primeiro lugar, a identificação de riscos de acordo com os diferentes cenários de alteração no clima, a exposição a potenciais desastres naturais, e as áreas de intervenção prioritárias, tendo em conta a população, manutenção de serviços e atividade económica.

Em segundo lugar, desenvolvemos um estudo de resiliência e estratégia de adaptação, que normalmente é estabelecida através da priorização de intervenções de acordo com a avaliação de riscos realizada, bem como recomendações de proteção para as infraestruturas existentes.

 

Para mais informações contacte a RIPORTICO.