Riportico Engenharia assegura fiscalização dos trabalhos de reabilitação e expansão do Regadio de M’ziva em Moçambique

Riportico Engenharia assegura fiscalização dos trabalhos de reabilitação e expansão do Regadio de M’ziva em Moçambique

A Riportico Engenharia está a fiscalizar os trabalhos e salvaguardas ambientais, sociais e higiene e segurança da obra de reabilitação e expansão do Regadio de M’ziva, no distrito de Nicoadala, província da Zambézia, em Moçambique. Trata-se de uma obra de irrigação que abrange 180 hectares (ha), dos 750 ha que constituem o Regadio de M’ziva, traduzindo-se num investimento global de cerca de 1,4 M USD, financiados pelo Banco Mundial, cujo Dono de Obra é o Instituto Nacional de Irrigação (INIR), através do IRRIGA – Projeto de Agricultura Irrigada de Pequena Escala e Acesso ao Mercado.

Prevê-se que esta obra potencie a duplicação da capacidade produtiva das plantações dedicadas, na sua maioria, à cultura de arroz. A empreitada teve início em junho de 2021 e tem um prazo de conclusão de 12 meses.

Os principais trabalhos prendem-se com: nivelamento das plataformas produtivas; reabilitação e construção de canais de irrigação primários e secundários de secção trapezoidal revestido em betão simples, com cerca de 3,5 quilómetros de extensão; cerca de sete quilómetros de canais de irrigação terciários de secção retangular; construção de bocas de rega e aquedutos; construção de latrinas melhoradas; reabilitação de cerca de 15,5 quilómetros de caminhos agrícolas e reabilitação da estação de bombagem com capacidade para um caudal de 940 m3/h.