Riportico conquista contrato de 143 mil euros para a conceção de estudos e projetos para a Águas do Centro Litoral

Riportico conquista contrato de 143 mil euros para a conceção de estudos e projetos para a Águas do Centro Litoral

A Riportico Engenharia assegurou um contrato para a elaboração de estudos e projetos para a Águas do Centro Litoral (ADCL), visando a melhoria de infraestruturas de Hidráulica Urbana, num montante perto de 143 mil euros. Esta prestação de serviços enquadra-se num levantamento preliminar das necessidades da ADCL, tendo sido agrupados por cinco lotes (A - E) os diversos projetos a serem concretizados.

À Riportico, uma das melhores consultoras de engenharia em Portugal, foi adjudicado o “Lote B – Hidráulica Urbana”, prevendo-se a concretização de sete estudos e projetos. O primeiro visa o aumento da resiliência do Subsistema de Água da Boavista, que serve os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lousã, Mealhada, Miranda-do-Corvo e Penela, mediante a criação de circuitos bypass nos processos de tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a concretização de um estudo de viabilidade do sistema de adução da Boavista.

O segundo projeto objetiva o reforço de armazenamento no Reservatório do Feijoal, em Arganil (Coimbra), através da construção de uma nova célula naquele reservatório e a substituição parcial da Conduta Elevatória Feijoal – Ponto de Entrega Maladão. A viabilização da utilização sem restrições do Reservatório do Olival II, em Coimbra, no Subsistema de Abastecimento da Ribeira de Alge, é o propósito do terceiro projeto, que prevê a modelação hidráulica desde o Reservatório do Olival I até aos pontos de entrega e reservatórios alimentados pelo Reservatório do Olival I e Reservatório Olival II. O objetivo passa por determinar as causas de roturas frequentes e otimizar a capacidade do Subsistema de Abastecimento de Água de Ribeira de Alge.

Com a elaboração do quarto projeto pretende-se a desativação das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Arzila e Paul de Arzila, em Coimbra, e o encaminhamento dos afluentes até à rede em alta do Ameal, com destino final à ETAR de Ameal, sendo necessário verificar a adaptabilidade da ETAR de Ameal para receber o caudal das ETAR mencionadas.

O quinto projeto prevê a reformulação e reabilitação das Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR) de Almegue, Arregaça, Casa do Sal, Corujeira, Coselhas e Santa Clara, em Coimbra. As intervenções a realizar nestas Estações Elevatórias servem para devolver o perfeito funcionamento das mesmas, através da melhoria da retirada de equipamentos e gradados, substituição de grupos elevatórios e acessórios, instalação de desodorização, e trabalhos de construção civil.

Por fim, a prestação de serviços prevê ainda o desenvolvimento de um estudo de viabilidade de construção de um desarenador na EEAR de Rio Maior (RM1) e de um projeto de reconstrução das EEAR de Belide, Campizes e Casével, em Condeixa-a-Nova.

«A Riportico é responsável pela execução destes estudos numa primeira fase, apresentando à Águas do Centro Litoral notas técnicas com propostas de intervenção, devidamente fundamentadas, de forma a auxiliar a entidade adjudicante na decisão da solução mais vantajosa a definir no projeto de execução. Numa fase posterior ficaremos responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos de execução e projetos de licenciamento para as entidades licenciadoras, e assistência técnica em fase de obra», explica Abel Gomes, coordenador do departamento de Estudos e Projetos da Riportico Engenharia.

 

Fotografias: Algumas das infraestruturas a serem intervencionadas no âmbito do “Lote B – Hidráulica Urbana”