Riportico Engenharia certificada pelo cumprimento das normas de gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional

Riportico Engenharia certificada pelo cumprimento das normas de gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional

A Riportico Engenharia acaba de receber as certificações ISO 14001, respeitante ao Sistema de Gestão Ambiental, e ISO 45001, referente ao Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, resultado de uma auditoria externa realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação. Estas duas normas juntam-se à norma ISO 9001, conquistada pela Riportico Engenharia em 2008, quando a consultora viu ser certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade. A entrega formal das certificações ISO 14001 e ISO 45001 decorreu no dia 13 de maio, na sede da Riportico, em Cabanas de Viriato, pelas mãos de Carla Pereira, Technical Manager da APCER Portugal, e Rui Oliveira, COO da APCER Brasil.

«O reconhecimento desta certificação integrada, do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2019, revela-se muito importante em termos de competitividade e melhoria contínua dos serviços a que a Riportico se propõe perante os seus Clientes, respondendo de uma forma mais eficaz às pressões competitivas e concorrenciais, e incrementando a confiança e a criação de valor para todas as partes interessadas», afirma Maria Oliveira, responsável de SGQAS - Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho, da Riportico Engenharia.

As certificações agora conquistadas reforçam o compromisso da Riportico Engenharia com a responsabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente, a melhoria da sustentabilidade social e a garantia da saúde e integridade física dos colaboradores, otimizando processos de trabalho e uma melhoria do desempenho organizacional.

A certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental é uma norma internacional que atesta o compromisso das empresas com a proteção do meio ambiente, mediante uma gestão eficaz dos riscos ambientais associados à sua atividade. A norma identifica os requisitos para uma gestão mais eficaz destes riscos, tendo em consideração a prevenção da poluição, a proteção ambiental, o cumprimento legal e as necessidades socioeconómicas.

Por sua vez, a ISO 45001 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional é a norma internacional responsável pelas especificidades do contexto organizacional, com foco na melhoria do desempenho de uma organização no âmbito da gestão da saúde, segurança do trabalho e prevenção de acidentes.

Para alcançar estas normas, a Riportico contou com o envolvimento de uma «equipa dedicada na preparação dos diferentes processos e procedimentos, que visaram desenvolver e sistematizar metodologias e ferramentas de trabalho, sempre em inter-relação com a estratégia da organização, e com o objetivo de aumentar a satisfação dos seus clientes, colaboradores e outros stakeholders», destaca Maria Oliveira.

«Com espírito colaborativo, pensamento independente, abordagem holística e preocupação com os nossos colaboradores e com aqueles que são influenciados pelas nossas ações, procuramos produzir melhores soluções para os nossos clientes, a sociedade e o nosso Planeta, definindo novas expectativas para a nossa indústria e mantendo a Riportico como uma referência de excelência no mercado», conclui Ricardo Campos, CEO da Riportico Engenharia.