Solo, segurança e reaproveitamento de minerais

Solo, segurança e reaproveitamento de minerais

O setor da mineração representa uma das mais importantes atividades económicas do mundo por estar presente em quase tudo o que consumimos atualmente, seja na produção ou nos produtos indispensáveis do cotidiano das pessoas. No entanto, os minerais destacam-se por viabilizar materiais muito utilizados na construção civil.

Os minerais empregados na engenharia civil são provenientes de diversos processos industriais, físicos ou químicos, tendo como base a pesquisa local, extração, transporte, processamento, transformação e comercialização do produto obtido. Durante a extração e o beneficiamento das rochas são gerados dois materiais: o concentrado e o rejeitado. O primeiro equivale ao produto com alta quantidade de minério e elevado valor agregado, sendo ideal para comercialização. O segundo, no entanto, corresponde ao subproduto que apresenta quantidades inferiores de minério, podendo ser próximas a zero, quando bem executado o beneficiamento; e, consequentemente, possui pouco interesse económico e grande preocupação ambiental.

O subproduto, chamado de rejeitos de mineração ou rejeitos de minérios, é composto por partículas finas derivadas da rocha explorada e que não são aproveitadas devido ao alto teor de água e baixo teor de sólido. O baixo aproveitamento desse material devido às suas propriedades e ao seu aspeto de lama é um problema ambiental, tendo em vista que seu descarte deve ser realizado respeitando muitas regulamentações.

Ainda que apresentem menor qualidade e interesse comercial, uma forma comum de armazenamento da lama de rejeitos de mineração é a criação de reservatórios de barragens ou diques de contenção, onde os rejeitos de mineração são depositados em diversas camadas e degraus, dando aspeto e forma ao reservatório. Assim como o descarte deve seguir normas ambientais, a utilização do subproduto explorado para a composição da barragem carece de atenção às normas de construção, de segurança e de manutenção da estrutura.

O monitoramento das barragens de rejeitos deve ser realizado constantemente, de modo a comprovar a estabilidade da estrutura devido ao excesso de fluidez do material. Apesar de existir pessoal técnico para garantir a segurança, acidentes devido ao colapso de barragens são comuns. Atualmente, existem diversas políticas e incentivos que procuram diagnosticar, prevenir e preservar os reservatórios.

Processos como o espessamento – remoção de água para obtenção de um subproduto com maior concentração, melhores propriedades e estabilidade – da lama de rejeitos de mineração são cada vez mais frequentes e desempenhados em maior escala. Além disso, o processo de espessamento é utilizado como alternativa de reuso da água, que corresponde a uma atividade importante não só para regiões onde há escassez de recursos hídricos e restrições ambientais, mas também como meio de sustentabilidade.

A escolha correta do método de armazenamento do material deve ser feita com base nas características físicas, químicas e geotécnicas do rejeito de mineração, e as etapas construtivas do projeto são justificadas pelas suas propriedades para garantir o bom desempenho da estrutura.

Além de reaproveitar o material de pouca empregabilidade, é evidente a importância de realizar um projeto de barragem de rejeitos de mineração seguro, económico e funcional. Desta forma, estudos de engenharia visam armazenar o material de forma planeada e organizada a fim de minimizar os riscos estruturais e ambientais.

 

Catarina Rodrigues
Projetista
Estudos e Projetos