Projetos de medidas de eficiência energética no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca elaborados pela Riportico

Projetos de medidas de eficiência energética no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca elaborados pela Riportico

A Riportico Engenharia foi a empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos de eficiência energética no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora. Os projetos visavam determinar e implementar as alterações necessárias para melhorar o conforto térmico da infraestrutura, reduzindo o seu consumo energético, nomeadamente através da diminuição das trocas de calor do interior do edifício com o exterior, e por consequência o valor da fatura da eletricidade.

 

 

Neste projeto, a Riportico teve a cargo a implementação de trabalhos de melhoria de eficiência energética, melhoria de conforto térmico e acústico, através da substituição da cobertura existente em painéis de fibrocimento com amianto por painéis sandwich, e a colocação de sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System) nas fachadas. A Riportico foi ainda responsável pela definição das metodologias e trabalhos necessários com vista à revalorização do edifício, identificando as patologias existentes e as medidas a tomar para a sua resolução.

 

 

No decorrer da elaboração do projeto, alguns dos fatores e condicionalismos a ter em consideração passaram pela espessura disponível entre parapeito e paredes exteriores, os capiteis e tubos de queda à vista, e as descontinuidades das fachadas promovendo a existência de pontes térmicas, quer pelos vários equipamentos de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) ancorados nas fachadas e coberturas, quer pelas caixas de escadas exteriores existentes.

Após a concretização das medidas propostas no projeto, o edifício passará a ter uma maior inércia térmica, passando a manter o conforto térmico sem gastos desnecessários. Através dos restantes trabalhos preconizados, o edifício estará também mais apelativo esteticamente.

Os projetos de medidas de eficiência energética das fachadas e das coberturas encontram-se finalizados, sendo que a empreitada das coberturas está já em fase de execução. A obra de reabilitação das fachadas está prestes a iniciar.