Prevenção e Segurança no Trabalho

Prevenção e Segurança no Trabalho

A prevenção de acidentes no trabalho é considerada atualmente um fator primordial para as empresas, uma vez que a sua ocorrência, para além de prejudicar os trabalhadores em primeira instância, prejudica também as empresas através do absentismo e das taxas de indemnização associadas aos mesmos.

Visando a sua prevenção, o acidente, que interfere na produção, pode ser definido como “qualquer ocorrência que interfere no andamento normal do trabalho”, pois, além do homem, podem ser envolvidos nos acidentes outros fatores de produção, como máquinas, ferramentas, equipamentos e o tempo.

A segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças profissionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. É um direito de todos os trabalhadores a garantia de segurança e saúde nos locais de trabalho, constituindo também um imperativo constitucional.

Todo o tipo de trabalho apresenta riscos para a saúde dos trabalhadores, existindo uns maiores do que outros. A prevenção dos mesmos advém da análise regular do conjunto de aspetos da atividade desenvolvida. Assim, uma adequada e cuidada avaliação de riscos é primordial e a base para uma boa prevenção. Esta implica uma análise detalhada dos vários aspetos (físicos, organizacionais, psicológicos e sociais) que se encontram no ambiente de trabalho e que podem influenciar a segurança e saúde dos trabalhadores.

Os Técnicos de Segurança, na maioria das vezes, encontram-se isolados numa “batalha” de mudança de hábitos e paradigmas, uma vez que toda a estrutura de trabalho, desde os responsáveis das empresas, passando pela produção e pelos próprios trabalhadores, teima em resistir à adoção de hábitos de trabalho mais corretos e procedimentos mais ajustados em termos de segurança e saúde.

Engana-se quem ainda pensa que a prevenção da segurança compete somente aos Técnicos de Segurança no Trabalho (TST/TSST). É uma responsabilidade das entidades empregadoras, assim como também dos próprios trabalhadores.

Urge a necessidade de, perante os responsáveis das empresas e de produção, demonstrar de forma clara e entendível, financeiramente, os custos da débil implementação de procedimentos de segurança adequados, os custos para as organizações de acidentes/incidentes de trabalho e de doenças profissionais. Talvez através desta abordagem poder-se-á esperançar um outro olhar e um compreender a segurança e saúde no trabalho como um aliado muito valioso para uma otimização da produção e um exponencial financeiro, esperando que assim se consiga implementar e salvaguardar o principal interesse desta equação, a segurança e saúde de todos os trabalhadores, com locais de trabalho mais condignos e processos de trabalho mais seguros.

Resumindo, a prevenção da segurança assenta numa rigorosa e contínua análise de riscos e implementação das respetivas medidas de segurança, sendo uma obrigação de todos os que compõem a organização. Melhor dizendo, é uma responsabilidade de todos, de cada um de nós individualmente e para com os outros.

O grande desafio dos profissionais responsáveis pela prevenção e segurança tem sido consciencializar as pessoas de que todo o trabalho é importante e deve ser planeado e executado com segurança!

Desta forma, a Segurança no Trabalho tem um papel estratégico na continuidade e qualidade de uma obra ou projeto, através do treino e consciencialização de todos os envolvidos de forma direta ou indireta.

 

António Faria
Coordenador de Segurança em Obra (CSO)