Riportico Engenharia assegurou fiscalização da obra de requalificação do Santuário de Nossa Senhora d´Aires

Riportico Engenharia assegurou fiscalização da obra de requalificação do Santuário de Nossa Senhora d´Aires

Salvaguardar e preservar o património edificado, reabilitar a sua envolvente próxima, conservar o património integrado e valorizar as memórias e a história do local, garantindo a existência de um legado para gerações vindouras, era o grande objetivo da empreitada de requalificação do Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, cuja gestão e fiscalização ficaram a cargo da Riportico, uma das melhores consultoras de engenharia em Portugal. A cerimónia de reabertura do Santuário decorreu no último sábado, dia 15 de maio.

Num investimento de perto de dois milhões de euros, as obras de requalificação, restauro e museologia decorreram durante três anos, com vista a melhorar as condições gerais de acolhimento e acessibilidade do espaço para usufruto pleno da população e dos seus visitantes, estando a ser complementadas pela requalificação da envolvente paisagística levada a cabo pelo município de Viana do Alentejo.

Os trabalhos de requalificação compreenderam, entre outros, a demolição do queimador de velas, muros adjacentes, rampa, loja e casas de banho existentes, a preparação/picagem das superfícies rebocadas em tetos e paredes para aumentar a rugosidade e garantir boa aderência da massa/argamassa de cal, o revestimento das fachadas da Igreja, Casa dos Romeiros e Portaria, o tratamento de limpeza dos elementos pétreos em paredes, pavimentos, escadas e guarnições, o tratamento de conservação dos azulejos, e a requalificação paisagística da Alameda, com divisão de espaços, horta, espécies arbustivas e árvores e caminhos em chulipas de madeira.

No âmbito do projeto de requalificação do Santuário de Nossa Senhora d’Aires, até ao final de 2021 deverá ainda ser lançada a monografia histórica e artística do Santuário, estando prevista a inauguração de um núcleo museológico durante o primeiro semestre de 2022. A cerimónia de reabertura do Santuário de Nossa Senhora d’Aires foi presidida pelo Cardeal José Tolentino Mendonça e concelebrada pelo Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, pelo Arcebispo de Évora, Francisco José Senra Coelho, pelo Arcebispo Emérito de Évora, José Francisco Sanches Alves, e pelo Bispo de Beja, João Marcos. A cerimónia contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas, tendo sido cumpridas todas as regras de segurança.

Considerado Monumento Nacional desde 2012, o Santuário de Nossa Senhora d´Aires é o principal centro de atração turística do concelho de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, recebendo anualmente milhares de peregrinos. O Santuário em estilo barroco foi construído entre 1743 e 1804, segundo o projeto do Padre João Baptista, no local onde existia uma anterior ermida quinhentista. Na portada, uma inscrição em latim relata que, após a expulsão dos mouros daquelas terras, um lavrador arava o campo quando encontrou dentro de um pote de barro a imagem que se vê no altar. O edifício tem uma planta de cruz latina, composta por uma única nave, com cobertura em abóbada de berço. No interior, destaca-se o altar de talha em estilo rococó. Fazem ainda parte do Santuário a fonte de Nossa Senhora d’Aires, situada no Terreiro dos Peregrinos, e casas de romeiros.