Ministro da Educação inaugura Centro Escolar de Alcanena cuja empreitada foi fiscalizada pela Riportico Engenharia

Ministro da Educação inaugura Centro Escolar de Alcanena cuja empreitada foi fiscalizada pela Riportico Engenharia

A empreitada do Centro Escolar de Alcanena foi oficialmente inaugurada pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no passado dia 5 de julho. A obra, cujos serviços de Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança ficaram a cargo da Riportico, contemplou a construção de um novo edifício, com 15 salas de aula, destinado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, implantado junto ao edifício da EB2 Dr. Anastácio Gonçalves.

A obra compreendeu ainda a reabilitação/remodelação do edifício da EB2 existente, com intervenção parcial nos espaços de uso comum, incluindo os balneários do pavilhão desportivo e intervenção ao nível do exterior do edifício, de forma a melhorar o seu comportamento energético e funcional e assegurar uma integração estética com o novo edifício, bem como arranjos exteriores dentro do perímetro escolar e no arruamento exterior.

O projeto consistiu num conjunto de correções funcionais e construtivas que visaram a integração e articulação do edifício escolar existente com as novas valências a construir, bem como a melhoria do comportamento térmico, nomeadamente: reorganização funcional do piso térreo do volume que contém os espaços administrativos e sociais; correção térmica de todo o edifício escolar, através de aplicação de solução de isolamento pelo exterior “ETICS” e substituição de caixilharias; instalação de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado); instalação de elevadores; substituição de cobertura em painel sandwich; entre outros.

A obra representou um investimento de 4.142.078,66 euros, com 85% a serem financiados pelo Centro 2020 e o restante montante suportado pela Câmara Municipal de Alcanena.