Construção de pavilhão polidesportivo na Amadora fiscalizada pela Riportico Engenharia

Construção de pavilhão polidesportivo na Amadora fiscalizada pela Riportico Engenharia

Foi oficialmente inaugurada, no final de junho, a obra de construção do Pavilhão Polidesportivo da Escola Básica 2/3 Almeida Garrett, na Amadora, cuja Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Segurança em Obra foram asseguradas pela Riportico Engenharia. A cerimónia de inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e de Nuno Delgado, que deu nome ao pavilhão, numa homenagem do município da Amadora ao judoca português, vencedor da medalha de bronze nos jogos Olímpicos Sydney'2000 e fundador da maior escola de judo do país, localizada no concelho da Amadora.

A infraestrutura, que vai servir a comunidade escolar e a população local, conta com duas áreas desportivas distintas e complementares - uma sala especializada (polivalente) e um pavilhão desportivo servido por bancadas. A área de apoio é composta por uma zona de atletas, com balneários, duches, vestiários e instalações sanitárias próprias, posto de socorro, duas salas destinadas a professores e árbitros, onde se incluem espaços para duches e instalações sanitárias, áreas de arrecadação, instalações sanitárias para público, bem como área técnica necessária.

A estrutura de betão armado trata-se de um esquema de pórticos atuando tridimensionalmente. A estrutura metálica de apoio da cobertura tem um aspeto ligeiro e agradável à vista, apresentada por uma solução em treliça de aberturas consideráveis relativamente à altura da mesma, o que lhe confere um aspeto de leveza. Os materiais selecionados têm como objetivo, nas áreas consideradas encerradas (balneários de professores e atletas, posto de socorro, sala de professores e sala especializada), garantir, por um lado, uma condição térmica adequada às exigências legais e, por outro, permitir uma maior durabilidade e resistência em todo o edifício.

Existe ainda um parque de estacionamento de apoio ao edifício, assim como uma reformulação do espaço público exterior relativo ao passeio adjacente à escola, na Rua Melvin Jones, através de estacionamento destinado a autocarros (tomada e largada de atletas e utilizadores do pavilhão), e de um estacionamento para veículos de automóveis ligeiros.

O enquadramento paisagístico é subdividido em três espaços de dinâmicas distintas, sendo eles o parque de estacionamento, o acesso exterior a Este do pavilhão desportivo e o espaço comum entre a restante escola e o pavilhão desportivo, a Oeste do mesmo.

A construção do Pavilhão Desportivo Escolar Municipal Nuno Delgado representou um investimento de 2.014.330,70 euros por parte da Câmara Municipal da Amadora.