Riportico Engenharia executa trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico na empreitada de requalificação do Edifício da Moagem

Riportico Engenharia executa trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico na empreitada de requalificação do Edifício da Moagem

A Riportico Engenharia executou trabalhos arqueológicos prévios de diagnóstico na empreitada de requalificação do Edifício da Moagem e requalificação da envolvente, na freguesia e concelho de Rio Maior, distrito de Santarém, adjudicados pela Câmara Municipal de Rio Maior.

O serviço enquadrou-se nos trabalhos arqueológicos de diagnóstico prévio, efetuados na sequência das sondagens solicitadas pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), para aferir o potencial do subsolo do local da empreitada. As sondagens arqueológicas, executadas com metodologia mecânica, localizaram-se na margem Norte de Rio Maior, nas traseiras do edifício principal, no espaço exterior e no interior dos anexos.

Os resultados obtidos no decurso dos trabalhos de minimização de impacte demonstraram a existência de vestígios de edifícios anteriores ao atual Edifício da Moagem Celeste, construído nos anos 30 do século XX, e remodelado nos anos 50. Aparentemente tratar-se-ão de construções enquadráveis no século XIX, dada a ausência de edificações no local no final do século XVIII, segundo planta de época. As estruturas identificadas nas sondagens são reveladoras do primitivo edifício, possivelmente ligado à atividade moageira.

A intervenção permitiu reconhecer a preexistência de construções anteriores, integráveis no século XIX, possibilitando a delineação da metodologia a empregar em fase de obra pela futura equipa técnica de acompanhamento arqueológico.