Projeto executivo e fiscalização da reconstrução da ponte do Rio Mangrace na província da Zambézia

Projeto executivo e fiscalização da reconstrução da ponte do Rio Mangrace na província da Zambézia

Na sequência da destruição da ponte sobre o Rio Mangrace, na estrada R653, entre Mocuba e Lugela, na província da Zambézia, em Moçambique, no final de janeiro de 2022, a Riportico Engenharia procedeu aos serviços de emergência, para reconstrução da ponte, assegurando a preparação do projeto executivo e a fiscalização da execução dos trabalhos, que decorreram entre março e maio.

A província da Zambézia, bem como toda a zona Centro e Norte de Moçambique, foi atingida pelo Ciclone Ana em janeiro deste ano, com efeitos destrutivos devastadores em diversas infraestruturas desta província. Uma das infraestruturas que ficaram totalmente destruídas foi a ponte sobre o Rio Mangrace, levada pela “fúria” das águas.

A preparação do projeto executivo e a fiscalização da obra decorreram no âmbito do contrato de “Serviços de Consultoria para a Fiscalização das Obras Implementadas pela Delegação Provincial da ANE, IP na Rede de Estradas da Província da Zambézia”, que a Riportico Engenharia tem vindo a prestar à Delegação Provincial da Administração de Estradas, ANE, IP da Zambézia desde dezembro de 2020.

Os trabalhos, avaliados em cerca de 600 mil euros, foram financiados pelo Banco Mundial no âmbito dos trabalhos de emergência de reparação de estragos causados pelo Ciclone Ana.