Fiscalização da obra de reabilitação do Cais da Secil em Outão

Fiscalização da obra de reabilitação do Cais da Secil em Outão

A Secil, cuja atividade assenta na produção e comercialização de cimento, betão, agregados, argamassas e cal hidráulica, está a reabilitar o seu cais em Outão (Setúbal), e a fiscalização da obra encontra-se a cargo da Riportico Engenharia.

A empreitada de reabilitação estrutural do cais consiste em picagens do betão deteriorado pelas ações dos ventos e das marés, tanto através de meios manuais, como mediante robôs de hidrodemolição, lavagem das armaduras expostas já oxidadas e betão “solto” com jatos de água de alta pressão, aplicação do sistema de proteção catódica das armaduras e nova camada de betão com betão projetado.

Todos os trabalhos são executados em plataformas de estrutura metálica projetada especificamente para essa empreitada, instalada na parte inferior da laje do cais.

A obra teve início em abril de 2022 e tem um prazo de execução de quatro anos, sendo que a cada ano apenas é possível os técnicos trabalharem por três meses, aproximadamente, durante a primavera e verão, quando a maré está baixa por período suficiente para a execução dos trabalhos. A primeira fase dos trabalhos terminou em meados de outubro de 2022.