Applus+ supervisiona a instrumentação e monitorização da Linha Rubi do Metro do Porto, um dos maiores projetos ferroviários de Portugal
A Applus+ em Portugal está a realizar os trabalhos de instrumentação e monitorização na construção da nova Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio) do Metro do Porto, uma das infraestruturas mais relevantes atualmente em execução no país, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um investimento total de 435 milhões de euros.
A Linha Rubi terá uma extensão de 6,3 km, dos quais 2,5 km são em túnel e 3,8 km em superfície. O traçado inclui cinco estações subterrâneas, três em superfície, três poços de ventilação e emergência, e dois poços adicionais de evacuação. Destaca-se ainda a construção da "Ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha", uma ponte arco em betão armado de 838 metros que cruzará o rio Douro, e que se prevê ser uma das maiores do mundo na sua tipologia.
A Applus+ está a cargo da monitorização completa da obra, através de sistemas avançados de instrumentação e leituras automatizadas integradas na plataforma SIGTUN, desenvolvida internamente. Entre os equipamentos implementados estão mais de 27 Estações Totais Robotizadas, mais de 2.000 miniprismas, 551 metros de inclinómetros, 800 metros de piezómetros, 142 metros de piezómetros de corda vibrante, 300 extensómetros e 129 células de carga.
Com a participação neste tipo de projetos estratégicos para o desenvolvimento do país, a Applus+ consolida a sua presença em Portugal e continua a reforçar as suas capacidades técnicas na área de instrumentação e monitorização de grandes infraestruturas.