Riportico garante fiscalização da empreitada de construção do novo edifício dos Paços do Concelho de Valongo e Centro Cívico

Riportico garante fiscalização da empreitada de construção do novo edifício dos Paços do Concelho de Valongo e Centro Cívico

A Riportico Engenharia é a consultora responsável pela fiscalização da empreitada de construção do novo edifício dos Paços do Concelho de Valongo e Centro Cívico, que representa um investimento superior a 10 milhões de euros por parte da Câmara Municipal de Valongo.

O novo espaço será edificado entre a Escola Secundária de Valongo e a Escola Básica Vallis Longus. A proposta tem como objetivo dotar a cidade de Valongo de um espaço que se transforme numa referência física construída, que lhe permita reforçar e valorizar o seu estatuto enquanto grande cidade promotora da democracia, da transparência e da cultura portuguesas, nos planos nacional e internacional.

O edifício representa o formato de uma trilobite, um animal da era paleozoica. As trilobites constituem uma classe extinta de artrópodes marinhos, tendo sido um dos grupos fósseis mais frequentes no período compreendido entre o Câmbrico e o Devónico, nomeadamente no concelho de Valongo, quando este ainda estava submerso.

O novo edifício dos Paços do Concelho de Valongo está pensado atualmente para uma capacidade de 320 funcionários que presentemente trabalham em dois edifícios diferentes na cidade. A nova infraestrutura vai contar com uma enorme fachada dinâmica, com forte transparência e formalmente ondulante, onde o edifício surgirá distinto de toda a envolvência quando observado em todos os seus ângulos.

A par dos serviços municipais, vão funcionar espaços dedicados à cidadania e à cultura, nomeadamente espaços expositivos permanentes e temporários, com espólio etnográfico associado a pessoas e tradições relevantes da região, e um espaço interativo e experiencial, através do qual cada visitante poderá viajar no tempo e no espaço.

A nível de arquitetura, sistemas construtivos e materiais a empregar, a sustentabilidade do conjunto está pensada com soluções que favoreçam a identidade da região, conjugada com a utilização de materiais sustentáveis (economia circular) com menor impacto ambiental, tendo em atenção a energia incorporada, os impactos locais e globais e os efeitos na qualidade do ar interior ou seja, dar prioridade à utilização de materiais recicláveis, de baixa manutenção, preferencialmente de fabrico local. No exterior haverá uma praça com oito mil metros quadrados e um jardim com bancos que representam o dorso das trilobites.

A consignação da obra foi assinada no dia 5 de agosto, tendo um prazo de conclusão de dois anos.