Riportico fiscaliza empreitada de remodelação do sistema de arejamento da ETAR de Vila Real

Riportico fiscaliza empreitada de remodelação do sistema de arejamento da ETAR de Vila Real

A Águas do Norte tem em execução a empreitada de remodelação do sistema de arejamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Real, cuja fiscalização e coordenação de segurança está a cargo da Riportico.

Num investimento de cerca de 382.149,94 euros, a empreitada consiste na primeira fase de transformação da instalação rumo à neutralidade energética, prevendo-se a implementação de um sistema com maior eficiência e poupanças significativas de energia.

A neutralidade energética da ETAR está a ser desenvolvida em três etapas, nomeadamente a redução do consumo de energia, o aumento da produção de energia através do biogás para autoconsumo, e a autossuficiência da instalação com a integração do controlo do consumo de energia tendo em vista a capacidade instantânea de produção de energia.

A etapa de arejamento, sendo a mais consumidora de energia, é crucial no tratamento biológico do efluente a tratar, em que a água residual e os microrganismos, que constituem as lamas biológicas, são agitados e arejados.

Os trabalhos tiveram início a 22 de novembro de 2021, e estão previstos terminar em junho de 2022.

A ETAR de Vila Real serve atualmente cerca de 50 mil habitantes. Iniciou o seu funcionamento em março de 2004, sendo posteriormente alvo de uma remodelação e ampliação em 2007. É uma importante infraestrutura de proteção ambiental, na qual são tratados de forma adequada os efluentes gerados em toda a zona urbana da cidade de Vila Real e freguesias vizinhas.