Empreitada de reparação do túnel de descarga de fundo e da caleira perimetral da Barragem de Odelouca

Empreitada de reparação do túnel de descarga de fundo e da caleira perimetral da Barragem de Odelouca

Os técnicos da Riportico estão na Barragem de Odelouca a acompanhar a empreitada de reparação do túnel de descarga de fundo e da caleira perimetral. A Riportico é responsável pelos serviços de Fiscalização, Gestão da Qualidade e Coordenação de Gestão Ambiental, Coordenação de Segurança em Obra.

Os trabalhos no túnel, com 400 metros de comprimento e cinco metros de diâmetro interior, consistem no tratamento de fissuras que revelam infiltrações com resinas hidroativas de poliuretano. Esta galeria comporta duas tubagens, uma para assegurar o caudal ecológico e outra para descarregar a barragem em caso de necessidade.

A intervenção na caleira perimetral compreende a construção de caixas em betão armado para dissipar a energia das águas pluviais que, quando o caudal é grande e devido à forte inclinação das caleiras, transbordam nas curvas, provocando a erosão dos solos de baixo das próprias caleiras.

Num investimento de cerca de 200 mil euros da AdA - Águas do Algarve, a empreitada teve início no dia 13 de dezembro de 2021, tendo um prazo de conclusão de três meses.