Riportico Engenharia inspeciona obras de arte da via férrea das linhas do Douro e de Guimarães

Riportico Engenharia inspeciona obras de arte da via férrea das linhas do Douro e de Guimarães

A Riportico Engenharia tem a cargo a vistoria e inspeções principais às obras de arte ferroviárias das linhas do Douro e de Guimarães, da Infraestruturas de Portugal (IP).

Além da realização de Inspeções Principais Globais na ótica do Sistema de Gestão de Obras de Arte da IP, a Riportico é ainda responsável pela elaboração de Relatórios de Inspeção Principal, nos quais deverão ser registadas, ilustradas e esquematizadas as anomalias ou danos detetados, sendo obrigatório, para cada anomalia, indicar a sua caracterização, localização e extensão, bem como as eventuais causas, consequências, e ainda as medidas de atuação preconizadas para a sua resolução ou mitigação, com priorização das mesmas consoante o seu nível de urgência de intervenção face à sua gravidade para a integridade estrutural da obra de arte.

Os trabalhos de vistoria e inspeção principal às obras de arte tiveram início em dezembro de 2021, estando previstos terminar em setembro de 2022, representando um investimento de 99.650 euros por parte da Infraestruturas de Portugal.

A Linha Ferroviária do Douro, de bitola ibérica, tem uma extensão de 203 quilómetros, ligando o Porto e a Barca d´Alva. É considerada uma das mais belas linhas ferroviárias em Portugal, com cenários impressionantes de beleza natural, apresentando grandes potencialidades turísticas.

Por sua vez, a Linha Ferroviária de Guimarães, constituída por linha simples eletrificada com bitola ibérica, é uma linha de serviço maioritariamente urbano, que atualmente corresponde ao troço ferroviário entre Lousado e Guimarães.